0

Decisão da Fifa sobre mordida de Suárez deve sair ainda hoje

25 jun 2014
12h29
atualizado às 12h36
  • separator
  • comentários

Não deve passar desta quarta-feira a decisão do Comitê Disciplinar da Fifa sobre a mordida dada pelo uruguaio Luis Suarez no italiano Chiellini, no jogo de terça, que eliminou os italianos da Copa do Mundo. “Não há um cronograma específico para dizer quando sairá a decisão, mas em geral a ação é rápida e eles estão conscientes da urgência do assunto”, afirmou a porta-voz da Fifa, Délia Fisher. Certamente a decisão vai sair antes do Colômbia e Uruguai do próximo sábado, váldio pelas oitavas de final do Mundial, no Maracanã.  

<p>Luis Suárez, da seleção do Uruguai, pode ser duramente punido pela entidade que rege o futebol mundial</p>
Luis Suárez, da seleção do Uruguai, pode ser duramente punido pela entidade que rege o futebol mundial
Foto: Carlos Barria / Reuters

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Suárez tem até às 17h (de Brasília) para apresentar suas provas e alegações, que podem ser feitas pessoalmente a algum delegado da Fifa onde a seleção uruguaia esteja, o que significa que o jogador não terá que ir ao Rio para se explicar. “O Comitê Disciplinar já pediu as imagens da partida e outras provas”, disse Délia sem informar se ao italianos contribuíram com algum material.

Delia também explicou de maneira genérica o que pode acontecer com o jogador, que pode ser suspenso por jogos, por meses, apenas em jogos da seleção ou em todas as competições de futebol ou mesmo se será punido apenas em outra competição, apesar de ser reincidente. “É o Comitê, que é independente, que vai avaliar que punição vai ser dada”, disse.

Délia Fisher negou ainda que a Fifa vá fazer qualquer tipo de pressão para minimizar a punição a Suárez. “É proibida a presença de qualquer membro da Fifa em reunião do Comitê que é independente”, disse Fisher, sem detalhar se o presidente da Fifa, Joseph Blatter, pode por exemplo, telefonar para algum membro da comissão.   

Suárez foi indiciado pelos artigos 77 e 96 do Código Disciplinar da Fifa, que falam sobre acontecimentos não vistos pelo árbitro ou retificando decisão não tomadas por esse e sobre os vários tipos de provas que podem ser levados em conta pela Comissão Disciplinar. O atacante, de acordo com o artigo 118, só poderia recorrer caso seja suspenso por mais de três jogos ou mais de dois meses. Fora isso, terá que cumprir, o que poderia deixar o jogador fora da Copa até a final, caso o Uruguai chegue até lá. Pelos códigos 40 e 58, Suárez poderia ter a pena agravada por reincidência e discriminação contra um jogador contrário. 

Veja os gols em 3D da Copa Veja os gols em 3D da Copa

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade