PUBLICIDADE

Decisão global! Final da NBA entre Heat e Spurs é repleta de estrangeiros

6 jun 2013 - 08h43
(atualizado às 13h39)
Compartilhar

A final da NBA, entre Miami Heat e San Antonio Spurs, que começa a ser disputada nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), na Flórida, mostra a força da globalização da liga. Dos 26 jogadores relacionados para a decisão, são sete os estrangeiros, quase um terço do total.

Para efeito de comparação, na final do ano passado, entre Heat e Oklahoma, foram apenas três os “gringos”. No ano retrasado, com Heat e Dallas, foram quatro.

Este número elevado de não-americanos na decisão se deve quase todo ao Spurs. O campeão da Conferência Oeste conta com seis jogadores nascidos fora dos Estados Unidos em seu elenco, entre eles o pivô Tiago Splitter, que tenta ser o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA.

Os estrangeiros, por sinal, são peças-chave no esquema do Spurs há tempos. O armador francês Tony Parker e o argentino Emanuel Ginóbili estiveram presentes em três dos quatro títulos da franquia (nas temporadas de 2003, 2005 e 2007). Juntos a Tim Duncan, formam um dos trios mais vitoriosos de toda a liga.

– O Gregg (Popovich) é um treinador que quer fazer um jogo semelhante ao do sistema da Fiba (Federação Internacional de Basquete). Então ele vai atrás de jogadores que sabem jogar desta maneira, que já tiveram experiências anteriores – disse ao LANCE! Tiago Splitter.

– A relação entre todos os estrangeiros é ótima. Quando jogava na Europa era assim. Eram jogadores de vários países no mesmo time – completou o pivô brasileiro.

No Miami, a essência do time é toda americana. O único “intruso” é o pivô canadense Joel Anthony, que passou a maior parte do campeonato no banco de reservas e tem sido pouco utilizado ao longo dos playoffs, com uma média inferior a seis minutos por partida.

Todas as esperanças são depositadas no trio formado por Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh. Juntos, eles ganharam dez de 11 séries de playoffs que disputaram. A única derrota foi para o Dallas Mavericks, na decisão de 2011.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade