PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Depois de decepção, brasileira disputa slalom nesta sexta

26 fev 2010 - 07h07
(atualizado às 07h33)
Compartilhar

Dois dias depois de ser eliminada logo na primeira descida no slalom gigante, a brasileira Maya Harrisson volta à montanha de Whistler Creekside para participar da prova feminina do slalom nesta sexta, a partir das 15h (de Brasília). Após a decepção na estreia nos Jogos, a esquiadora não tem muitas expectativas, mas promete "dar o melhor".

"Eu prefiro e tenho mais confiança no slalom gigante. Mas agora não adianta pensar desta forma", disse. "Eu não sei como eu irei no slalom, mas vou tentar o melhor. A neve não está tão ruim, mas o percurso é longo. Espero mesmo que eu faça uma boa prova, mas não dá para saber".

Na última quarta-feira, a brasileira foi desclassificada depois de perder o traçado da pista. "No topo não fui tão mal, mas depois eu comecei a ter problemas. Perdi um dos gates (portões) e fiquei muito decepcionada. Eu adoro slalom gigante e sou melhor nesta prova do que no slalom. Foi realmente uma performance ruim. Eu tinha me preparado para essa prova".

Com apenas 17 anos, Harrisson participa de sua primeira Olimpíada. Considerada uma "joia" pela Confederação Brasileira de Desportos de Neve, ela vem sendo trabalhada para a próxima edição dos Jogos (Sochi-2014) e tenta adquirir o máximo de experiência em solo canadense. A aprendizagem recente da atleta, aliás, não se limita ao esporte.

"Agora estou entendendo quase tudo em português. Se as pessoas falam devagar eu posso entender tranquilamente", disse a esquiadora. Natural do Rio de Janeiro, Harrisson foi adotada ainda quando bebê por uma italiana e um canadense, vive atualmente na Suíça e fala francês e inglês.

A prova do slalom promete emoções na tarde desta sexta. Depois de vencer no supercombinado, a alemã Maria Reisch tenta seu segundo ouro na Olimpíada. Outra atração é Lindsey Vonn. Uma das atletas mais aguardadas dos Jogos, a musa americana disputará a prova com uma proteção na mão após sofrer queda no slalom gigante. A eslovaca Tina Maze e a sueca Anja Paerson também são apontadas entre as favoritas.

Entenda a prova de slalom do esqui alpino

O slalom tem o percurso mais curto e as voltas mais rápidas do esqui alpino. Assim como no slalom gigante, os competidores descem a montanha duas vezes, em direções diferentes, mas com a mesma inclinação. Os tempos são somados e o atleta mais rápido fica com o ouro.

O número de portas (espécies de obstáculos feitos com hastes e bandeira) costuma ser de 60 a 65 para homens e 50 a 55 para as mulheres. Ocasionalmente, um competidor que perdeu uma porta termina o percurso e consegue um tempo oficial, mas é punido. O atleta também pode ser desclassificado caso o replay mostre que ele não passou corretamente por alguma das portas.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Esqui Alpino Slalom Gigante (F) - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade