1 evento ao vivo

Dinamarquesa se irrita com torcida em jogos de curling

22 fev 2010
11h41

Assim como o golfe e o tênis, o curling é um esporte tradicionalmente conhecido por ter uma plateia silenciosa devido ao alto grau de concentração dos atletas. Na atual Olimpíada de Inverno, porém, essa norma não vem sendo respeitada, o que causa irritação em Madeleine Dupont, destaque da seleção dinamarquesa, vice-campeã olímpica em Nagano 1998 e até aqui lanterna em Vancouver 2010.

"O problema é que provavelmente nem todos estão acostumados a assistir ao curling", disse. Irritada, ela contou que na última sexta-feira, quando a Dinamarca perdeu para o Canadá por 5 a 4, chegou a pensar parar de jogar e pedir silêncio à torcida. Ao final, segurou-se e resolveu esperar até que o barulho diminuísse.

Na rodada do último domingo, o comportamento dos torcedores foi mais contido. Isso aconteceu depois que eles receberam uma recomendação vinda do alto falante do Centro Olímpico de Vancouver para não se manifestarem enquanto os atletas estiverem lançando as pedras.

Apesar disso, a capitã da seleção feminina da China, Bingyu Wang, saiu sem voz nesse dia, no qual sua equipe impôs a primeira derrota dos Jogos ao Canadá. Obrigada a gritar para se comunicar com suas companheiras devido à falta de silêncio, ela nem pôde conversar com os repórteres após o confronto.

O comportamento fora dos padrões da torcida local nas partidas de curling em Vancouver chegou a seu ponto alto no último sábado. Durante a vitória canadense sobre a Grã-Bretanha pela competição masculina, o jogo teve de ser paralisado porque os fãs começaram a cantar o hino do país-sede do evento. Na ocasião, os britânicos não chegaram a reclamar.

Entenda a prova de curling dos Jogos de Inverno

Espécie de "bocha no gelo", o curling foi modalidade olímpica em 1924 mas depois só voltou ao programa em 1998, com provas masculinas e femininas que são disputadas em uma pista regular de gelo por times formados por quatro jogadores.

O objetivo do esporte é deixar as bolas que pesam cerca de 19 kg o mais perto possível de um círculo localizado no centro da pista (quanto mais próximo, mais pontos). Cada partida tem 10 "finais". Durante elas, os jogadores fazem as pedras deslizarem pelo gelo esfregando a superfície para controlar suas direções.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Curling (F) - CHN 6 x 5 CAN
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade