PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Dupla de patinação causa controvérsia com dança aborígene

22 jan 2010 - 15h51
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Christopher Clarey
Do New York Times, em Tallinn, Estônia

Oksana Domnina e Maxim Shabalin, da Rússia, são os atuais campeões mundiais da patinação artística, e favoritos à medalha de ouro nessa modalidade durante a Olimpíada de Inverno de Vancouver, no mês que vem. Mas sua dança original, que se baseia em um tema dos aborígines australianos, está gerando ira no calor do verão australiano; Sol Bellear, um líder dos aborígines, a classificou como "extremamente insultuosa".

"Nós a consideramos como um roubo da cultura aborígine, e representa um novo exemplo de exploração contra os povos aborígines da Austrália", afirmou Bellear, do pertence ao Conselho da Terra Aborígene no Estado australiano da Nova Gales do Sul, em entrevista à agência de notícias Reuters, na quinta-feira.

Foi exatamente esse o dia em que Domnina e Shabalin, usando tangas vermelhas e marcas escuras com desenhos brancos para simular a pintura corporal dos aborígines, executaram sua coreografia original no campeonato europeu de patinação artística, aqui em Tallinn, Estônia.

Não houve protesto dos espectadores ou dos juízes, que deram aos russos o segundo posto nas coreografias originais; isso manteve o casal no primeiro lugar da classificação geral, antes da prova da coreografia livre na sexta-feira.

Natalia Linichuk, a técnica russa que treina o casal em Aston, Pensilvânia, disse que o programa altamente incomum que eles executam, ao som de vozes e cânticos e não de uma trilha sonora tradicional, não tinha base direta nas danças e na cultura dos aborígines australianos, e sim na cultura aborígine de um modo mais amplo.

"O termo aborígine, que tem origem no latim, significa 'do começo'", disse Linichuk. "O que tentamos representar é um quadro daquela época em que as pessoas aborígines começaram a existir no mundo. Sem costumes, sem países, sem nada".

Linichuk disse que a coreografia representa o encontro entre duas pessoas que buscam caça e preparam o fogo para fazer comida. Ela afirma que lamenta qualquer mal entendido, mas que estava feliz por a coreografia estar atraindo atenção e produzindo reações.

Shabalin disse que a coreografia, executada pela primeira vez no campeonato russo de patinação artística da atual temporada, não tinha a intenção de ser uma dança aborígine australiana. Mas a versão em inglês do site oficial do casal traz um post de blog datado de 2 de novembro de 2009, atribuído a Domnina, no qual ela fala sobre "aborígines australianos". O post declara explicitamente que a coreografia é "uma dança dos aborígines australianos".

Tradução: Paulo Migliacci

Casal russo Oksana Domnina e Maxim Shabalin criou polêmica com performance aborígene
Casal russo Oksana Domnina e Maxim Shabalin criou polêmica com performance aborígene
Foto: Getty Images
The New York Times
Compartilhar
Publicidade