PUBLICIDADE

Égua de corrida da rainha da Inglaterra é pega em antidoping

23 jul 2014 - 08h53
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Estimate, montada por Ryan Moore, venceu a Ascot Gold Cup 2013; foi a primeira vitória de uma montaria da realeza vigente em uma competição na Inglaterra</p>
Estimate, montada por Ryan Moore, venceu a Ascot Gold Cup 2013; foi a primeira vitória de uma montaria da realeza vigente em uma competição na Inglaterra
Foto: Tony Marshall / Getty Images

A égua de corridas Estimate, que pertence à Rainha Elizabeth II da Inglaterra, foi pega em um exame antidoping para morfina. A informação foi divulgada pelo próprio Palácio de Buckingham na noite desta terça-feira.

A montaria, de cinco anos, é treinada por Sir Michael Stoute. Em 2013, Estimate venceu a Ascot Gold Cup, tradicional competição equestre da Inglaterra, montada pelo jóquei Ryan Moore. Em 2014, o conjunto ficou com o segundo lugar na mesma prova.

Durante a Ascot Gol Cup de 2014, cinco montarias foram pegas em exames antidoping. Em comunicado oficial, a realeza britânica afirmou acreditar que a contaminação de Estimate se deu mediante alimentação contaminada, isentando o treinador e o jóquei.

”Na quinta-feira, 17 de julho, a Autoridade Britânica de Corridas de Cavalos (BHA) anunciou que amostras pós-corridas, obtidas de eventos recentes, apontaram a presença de morfina, que é uma substância proibida em dias de corridas. Cinco cavalos, sob cuidados de vários treinadores, foram afetados”, declarou John Warren, conselheiro equestre da rainha.

“Um dos cavalos foi Estimate, uma égua de cinco anos de idade treinada por Sir Michael Stoute e pertencente à rainha. Indicações iniciais apontam um teste positivo para o consumo de alimento contaminado. Sir Michael está trabalhando de maneira próxima à companhia alimentícia para descobrir como se deu a contaminação”, completou.

<p>Treinada por Sir Michael Stoute (à direita), Estimate tem cinco anos; BHA investiga alimentação de égua</p>
Treinada por Sir Michael Stoute (à direita), Estimate tem cinco anos; BHA investiga alimentação de égua
Foto: Paul Gilham / Getty Images

A vitória de Estimate na Ascot Gold Cup de 2013 foi a primeira de uma montaria real vigente em uma competição na Inglaterra. A BHA investiga possíveis relações do caso com outros casos semelhantes. Elizabeth II já foi informada a respeito do exame da montaria, bem como a empresa responsável pela alimentação dos animais do estábulo real.

Não é a primeira vez que um cavalo do Palácio de Buckingham se envolve em uma denúncia de doping. Em 2009, o treinador Nicky Henderson foi multado em 40 mil libras (cerca de R$ 150 mil em valores atuais) pela utilização de um agente anticoagulante no cavalo Moonlit Path, um cavalo da rainha sob seus cuidados, em dia de corridas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade