PUBLICIDADE

Atletismo

Em alerta contra terrorismo,"caveirão" coreano vai às ruas de Daegu

26 ago 2011 - 10h01
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de Daegu (Coreia do Sul)

As forças policiais da Coreia do Sul entraram em estado de alerta máximo nesta sexta-feira, véspera da abertura do 13ª Mundial de Atletismo, que será disputado em Daegu, cidade a cerca de 300 km da capital Seul. Foram designadas oito áreas de atenção, incluindo o Daegu Stadium, a Vila dos Atletas, além das grandes redes de hotéis. O alerta máximo vai até o próximo dia 4 de setembro, quando se encerra a competição.

Durante toda a manhã desta sexta (horário local) policiais fizeram exercícios nos arredores do estádio que será a sede da competição. O carro blindado da polícia - semelhante ao utilizado pelo Bope em operações no Rio de Janeiro, conhecido popularmente como "Caveirão", ficou estacionado em frente à entrada principal e em alguns momentos percorreu o entorno.

No interior do veículo, homens armados com metralhadoras. Do lado de fora, cães especilizados em explosivos percorreram os pontos em que o público terá acesso.

No fim da tarde em Daegu, a polícia fez uma varredura no estádio a procura de objetos suspeitos. Ainda assim, a cidade vive um clima de tranquilidade e expectativa pelo início das competições, que se dará às 9h deste sábado (21h de sexta em Brasília) com a prova da Maratona feminina.

O Daegu Stadium recebe os últimos retoques para a competição. Nos arredores, operários ainda faziam pequenos trabalhos para deixar tudo em ordem, como jardinagem e a colocação de sinalização. Ao todo, serão cerca de 2 mil atletas representando 202 países. Além da maratona, também haverá a final dos 10.000 m feminino. O campeonato será disputado até o dia 4 de setembro.

Brasileiros

Quatro vezes finalista do Mundial - Sevilha 1999, Edmonton 2001, Osaka 2007 e Berlim 2009 -, Maurren Maggi usará a disputa do salto em distância como preparação para os Jogos Pan-Americanos do México, em outubro, em que ela defende o tricampeonato.

Na lista das competidoras, Maurren aparece com a quinta melhor marca do ano, com 6,89 m. No topo da lista estão a americana Brittney Reese (7,19 m), as russas Darya Klishina (7,05 m) e Olga Zaitseva (7,01 m), além da bielorrussa Veronica Shutkova (6,95 m). Também participa da qualificação a brasileira Keila Costa, em quem o técnico Nélio Moura vê boas chances de qualificação para a final, que acontece neste domingo.

Entre os atletas brasileiros que estarão nas pistas buscando a classificação estão Kléberson Davide, Lutimar Paes e Fernando Lina, nos 800 m, Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos nos 100 m, Elisângela Adriano e Andressa de Morais no lançamento do disco, Luiz Alberto de Araújo no decatlo e Fábio Gomes da Silva no salto com vara.

Além deles, Nílson de Oliveira André nos 100 m e Geisa Muniz Coutinho nos 400 m também disputam a classificação nas respectivas provas.

"Caveirão" coreano faz segurança no Mundial de Atletismo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade