PUBLICIDADE

Em crise, handebol espanhol bate futebol com 8 vezes mais audiência

29 jan 2013 - 09h09
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o jornal El País, a final do Mundial de Handebol entre Espanha e Dinamarca, no último domingo, obteve uma audiência televisiva mais de oito vezes maior do que o jogo de futebol mais assistido do Campeonato Espanhol na temporada passada. Mesmo com o esporte em crise financeira e administrativa, a vitória espanhola por 35 a 19 sobre os dinamarqueses foi vista por 3,36 milhões de pessoas do país, enquanto a melhor partida de futebol, Barcelona x Atlético de Madrid, teve só 401 mil telespectadores.

Espanha se sagrou bicampeã mundial de handebol ao vencer a Dinamarca na final de domingo
Espanha se sagrou bicampeã mundial de handebol ao vencer a Dinamarca na final de domingo
Foto: EFE

A publicação diz que a liga de handebol espanhola "sofre com horários inóspitos, com rodadas que se prolongam por dias se há compromissos europeus no meio", e que isso "dificulta muito seu seguimento". A média de público do torneio no ano passado foi de 2.414 pessoas por jogo - superior à do ano retrasado - mas os jogadores e técnicos se mobilizam para que essa dinâmica do campeonato mude para 2013.

O clima no handebol espanhol, agora, é de que o esporte será novamente alavancado com a conquista do bicampeonato mundial. Joan Cañellas, um dos 16 atletas da seleção campeã, disse que "tem dúvidas sobre o que vai acontecer" agora que o Mundial acabou e o esporte deixará de ser manchete. A crise econômica da Espanha afetou profundamente o handebol, um dos esportes de maior sucesso do país, mas que sofre com a falta de dinheiro.

Candidato único à presidência da federação nacional de handebol, José Javier Hombrados afirmou que o país "precisa converter os heróis do título mundial em embaixadores do esporte, que estejam na boca de todos". Para o dirigente, o modo de contornar a crise econômica é "vender a marca", e "para ser conhecido, é fundamental um grande trabalho de marketing". Na Espanha, o handebol é o esporte com mais atletas federados (96.258), mas ganhou apenas 3.280 novos jogadores desde 2005.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade