5 eventos ao vivo

Emocionada, canadense diz que pressentiu vitória em casa

24 fev 2010
12h25
atualizado às 12h51

Depois de passar a infância em Whistler, onde começou a brincar de esquiar nas escadas de casa, Ashleigh McIvor teve o sabor de triunfar na cidade em que foi criada: nesta terça-feira, a canadense ganhou o ouro no esqui cross livre dos Jogos de Vancouver. Emocionada, agradeceu o apoio da torcida e disse que pressentiu o feito.

"Estou muito emocionada, é o melhor momento de minha vida", afirmou a atleta, que não se sentiu nervosa apesar da expectativa por atuar em casa e do acidente do namorado, Chris Del Bosco, que sofrera forte queda na prova masculina de ski cross dois dias antes.

"Foi muito estranho. Esta foi a única corrida em minha carreira em que tinha certeza de que iria ganhar. Tive uma sensação muito diferente, algo louco", afirmou. "Estou muito feliz. Quem pode representar melhor o Canadá do que uma garota de Whistler?".

McIvor aproveitou o ouro para defender a permanência do esqui cross country nos Jogos (a modalidade estreou no programa olímpico em 2010). Segundo o Vancouver Sun, há sete anos a canadense apresentou na aula de inglês na universidade uma redação com argumentos favoráveis à inclusão de seu esporte.

"O esqui cross é a mais nova forma de corridas de esqui, mas, em sua essência, sempre esteve presente. (O esqui cross) é enfrentar seus amigos do topo da montanha até o ponto mais baixo. O COI está realmente interessado em manter a Olimpíada divertida para as próximas gerações. O esqui cross é um grande modo para fazer isso", afirmou.

Entenda a prova individual estilo livre de esqui cross-country

Na prova individual estilo livre do esqui cross-country (15 km masculino e 10 km feminino), modalidade da brasileira Jaqueline Mourão, cada esquiador larga em um intervalo de 30 segundos, sendo que os melhores da qualificação saem por último. No estilo livre, os atletas deslizam os esquis em vez de darem passos alternados (estilo clássico).

Esta é a única categoria do esqui cross-country decidida contra o relógio. Nas provas de velocidade, a qualificação também é definida por tempo, mas a partir dela o formato passa a ser eliminatório. Desta forma, o esquiador que tiver o menor tempo fatura o título olímpico.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Russa cai e dá susto nas oitavas do esqui cross
Fonte: Terra
publicidade