PUBLICIDADE

Terra na Copa

França x Equador: Terra acompanha duelo minuto a minuto

24 jun 2014 - 16h44
(atualizado às 23h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Equador e França se enfrentarão nesta quarta-feira, no Maracanã, em busca da vitória, mas por motivos distintos: os sul-americanos precisam do triunfo para avançar à próxima fase da competição, enquanto a equipe de Didier Deschamps precisa pontuar para garantir a liderança do Grupo E. O Terra acompanha a partida mnuto a minuto a partir das 16h30 (de Brasília).

<p>Benzema pula para comemorar o quarto gol francês sobre a Suíça</p>
Benzema pula para comemorar o quarto gol francês sobre a Suíça
Foto: Reuters

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Mesmo sem seu principal jogador, Franck Ribéry, cortado antes do início da Copa, os franceses estão fazendo boa campanha no Brasil, com vitórias por 3 a 0 sobre Honduras e 5 a 2 sobre a Suíça, nas duas primeiras rodadas da competição. Com seis pontos, um empate será suficiente para assegurar a ponta.

Apesar do bom início, a equipe de Didier Deschamps ainda não está classificada, embora só uma catástrofe a tiraria do torneio. Será preciso uma derrota no Rio de Janeiro e uma vitória dos suíços sobre os hondurenhos que tire uma diferença de oito gols no saldo.

A França entrará em campo podendo escolher adversário nas oitavas, já que o Grupo F será definido antes. Em tese, uma vitória ou empate ajudaria a fugir da Argentina, que enfrentará a Nigéria, também nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Caso a equipe de Alejandro Sabella pontue contra os africanos, ela será primeira colocada da chave e pegará o segundo colocado do grupo E.

Deschamps faz mistério sobre a escalação. Ele terá que escolher entre ir com força máxima ou dar a oportunidade aos jogadores que atuaram pouco nesta Copa. De qualquer forma, dois desfalques são certos: o zagueiro Raphael Varane e o volante Yohan Cabaye. O primeiro sofreu uma gastroenterite no último domingo e poderá ser poupado para estar 100% fisicamente nas oitavas, e o segundo está suspenso.

Veja os gols de Suíça 2 x 5 França pela Copa 2014 em 3D:

Paul Pogba deverá voltar aos titulares na vaga de Cabaye, mas, na defesa, a situação é mais complicada. O outro zagueiro, Mamadou Sakho, sofre com dores musculares na coxa e, se não jogar, a dupla de zaga pode ser formada por Laurent Koscielny, que não é titular desde a derrota contra a Ucrânia por 2 a 0, em Kiev, na repescagem europeia, e Eliaquim Mangala.

Nas laterais, Mathieu Debuchy e Patrice Evra provavelmente serão poupados. Embora o lateral do Newcastle tenha garantido querer jogar, ele pode sair dos 11 para a entrada do experiente Bakary Sagna, enquanto Lucas Digne pode ter uma chance do outro lado. Esta formação da linha de defesa seria inédita. Na frente, Antoine Griezzmann e Olivier Giroud disputam uma vaga.

Já o técnico Reinaldo Rueda terá mais facilidade para montar sua equipe. A tendência é que os 11 sejam os mesmos que venceram Honduras por 2 a 1, em Curitiba, com a manutenção de Carlos Gruezo na vaga de Oswaldo Minda, como aconteceu na Arena da Baixada.

Para avançar, o representante da Conmebol depende apenas de suas próprias forças. Por enquanto, a segunda colocação é do Equador, que está a frente da Suíça pelo saldo de gols. Dessa forma, basta apenas repetir o placar feito pelos europeus diante de Honduras.

Os equatorianos não deverão se expor. A fórmula do sucesso, de acordo com o técnico Reinaldo Rueda, será encurtar os espaços do rival e ser eficiente quando tiver oportunidades na frente, principalmente, confiando nas chances que caírem nos pés de Enner Valencia, artilheiro do Equador na competição, com três gols.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade