PUBLICIDADE

Escócia se vinga da Suécia e conquista o Mundial feminino de curling

24 mar 2013 - 23h43
Compartilhar

Um título com gosto especial para Escócia. Depois do vice-campeonato em 2010 e das duas derrotas na competição para Suécia, as escocesas conseguiram se vingar das adversárias e conquistaram o Mundial de curling neste domingo, em Riga, capital da Letônia. O segundo título da história do país veio com a vitória por 7 a 6 sobre as suecas e aponta o jovem time de Eve Muirhead como uma das favoritas para Olimpíada de Inverno de 2014, que será disputada em Sochi, na Rússia.

Com o martelo (direito de jogar a última pedra do end), a Suécia começou a decisão zerando a primeira etapa e pontuando com duas pedras, mas levou a virada antes mesmo do intervalo: 3-2. Na volta para a partida, o time da capitã Margaretha Sigfridsson, atrás no placar, tentou reverter a situação, porém apenas conseguiu pontuar com uma pedra, assim como a equipe de Eve Muirhead. E assim foi até o décimo end: 5-6.

O título lava a alma das escocesas, que além de conquistarem o segundo título da história depois de 11 anos, dão fim a uma sequência de maus resultados na competição. Nos últimos dois anos, Muirhead & Cia. não figuraram nem nos playoffs - ficaram em 6º lugar em 2012 e 9º em 2011. Para capitã Muirhead então, mais ainda, já que foi vice-campeã mundial em 2010, mesmo ano que fez uma Olimpíada de Inverno para esquecer, em Vancouver.

Escócia fatura segundo título mundial da história do país (Foto: Alina Pavliuchik/WCF)

CANADÁ FICA COM O TERCEIRO LUGAR

A seleção canadense, que foi representada por uma jovem equipe na Letônia, terminou o Mundial com a medalha de bronze ao vencer, na manhã deste domingo, os Estados Unidos por 8 a 6.

JEJUM CANADENSE E QUINTA CAMPEÃ DIFERENTE NOS ÚLTIMOS ANOS

Maior campeã mundial, que é disputado desde 1979, com 15 títulos, as canadenses não levantam o troféu desde o bicampeonato de 2007-2008. Nos últimos cinco anos, foram cinco campeãs diferentes. A China faturou o torneio de 2009, a Alemanha, em 2010, a Suécia, em 2011, e a Suíça na última temporada.

Mas o Canadá também teve "sorte", já que a segunda maior detentora de Mundiais, a Suécia, colecionou neste domingo seu segundo vice-campeonato consecutivo. As nórdicas possuem oito títulos.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
TAGS
Publicidade