0

Esgotado, narrador de hóquei pede descanso e é substituído

23 fev 2010
10h46

Uma partida de hóquei não cansa apenas os jogadores, mas também quem participa da transmissão. Narrador que durante 16 dias da Olimpíada de Vancouver foi escalado para acompanhar 20 partidas, Mike Emrick pediu um descanso à rede americana NBC e na segunda-feira foi substituído.

Emrick, 63 anos, tem experiência de sobra pois trabalha com transmissões esportivas desde 1973, mas neste ano tem encarado uma carga horária quase sobre-humana, conforme relata matéria do jornal americano The New York Times nesta terça-feira.

O cansaço do locutor em Vancouver foi tão grande que no último domingo ele não conseguiu assistir à partida masculina entre Suécia e Finlândia. Em seu quarto de hotel, ligou a televisão, mas acabou dormindo após narrar a derrota da República Checa para a Rússia e a vitória dos Estados Unidos sobre o Canadá.

Esse resultado do clássico, aliás, deixou Emrick cheio de adrenalina, visto que o triunfo americano encerrou um jejum de 50 anos sem ganhar dos canadenses em uma Olimpíada de Inverno.

Um dia depois, na última segunda, o narrador não suportou a sequência de partidas e foi substituído na semifinal feminina reunindo EUA e Suécia. Quem assumiu os microfones da NBC, assim, foi Kenny Albert, que costumava trabalhar fornecendo estatísticas para o companheiro na NHL (liga americana profissional de hóquei).

De qualquer forma, o "veterano" Emrick voltará à ação nesta terça, quando serão disputados as quatro partidas de repescagem do torneio para homens. O maior destaque fica para o Canadá, que tenta avançar às quartas de final contra a Alemanha a partir das 21h30 (de Brasília).

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para os pênaltis.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Depois de 50 anos, EUA vencem Canadá no hóquei
Fonte: Terra
publicidade