1 evento ao vivo

Esperança do pentatlo brasileiro, Yane é 7ª no Mundial

10 set 2011
19h09

Esperança de medalha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e em Londres 2012, a pernambucana Yane Marques terminou o Mundial de Pentatlo Moderno na sétima colocação. A competição, que reuniu as melhores atletas do planeta, ocorreu neste sábado, em Moscou, na Rússia.

À frente dela, somente cinco europeias e uma russa. A pernambucana competiu ao lado de 35 nomes de peso de 17 países. Terminou o dia somando 5.364 pontos na sétima final individual de uma competição internacional que participa neste ano.

A temporada de 2011 está sendo inédita na vida da atleta. A Rússia é o sexto país que ela viaja para competir. Com a participação no Pan, daqui a um mês, no México, já serão sete. Em julho, Yane chegou à final da Copa do Mundo, na Inglaterra, em quarto lugar geral depois de participar de todas as quatro etapas meses antes.

Diante do trabalho intenso e dos bons resultados, a brasileira se mantém há mais de um ano entre as 10 melhores do mundo, segundo a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Chegou à Rússia para manter a hegemonia no esporte, conquistar preciosos pontos para o ranking mundial e três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, na Inglaterra.

O ouro foi para a ucraniana Victoria Tereshuk (5.544 pontos), a prata para a húngara Sarolta Kovacs (5.512) e o bronze para a lituana Laura Asadauskaite (5.504).

Na disputa por equipes, a Alemanha ficou com a melhor, levando Lena Schoneborn, Annika Schleu e Eva Trautmann para o topo do pódio. Em seguida vieram as húngaras Sarolta Kovács, Leila Gyenesei e Adrienn Toth e as russas Evdokia Gretchichnikova, Yuliya Kolegova e Ekaterina Khuraskina.

Yane poderá se garantir em Londres 2012 através do Pan, que terá quatro vagas, ou pelo Campeonato Mundial de 2012, em maio, na Itália (três).

O Brasil segue na competição da Rússia com os outros cinco atletas enviados para o Mundial. Nesta segunda-feira, Felipe Nascimento e Priscila Oliveira participam do revezamento misto e na quarta Luis Magno, Wagner Romão e William Muinhos encaram o relay masculino.

Yane Marques tem se mantido entre as dez do mundo e agora espera pelo Pan
Yane Marques tem se mantido entre as dez do mundo e agora espera pelo Pan
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
publicidade