PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Brasil volta a brilhar no segundo dia do Sul-Americano Juvenil

16 mar 2013 - 10h04
Compartilhar

Após conquistar 18 medalhas na abertura do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, o Brasil voltou a brilhar no segundo dia de competições em Valparaíso, no Chile. Em 15 provas disputadas na noite desta sexta, os atletas do país conquistaram 19 medalhas, sendo 13 de ouro, 5 de prata e uma de bronze.

No quadro geral de medalhas, o Brasil acumula 22 ouros, 14 pratas e dois bronzes, totalizando 38 medalhas, com ampla vantagem para a segunda colocada Colômbia, que tem quatro ouros, seis pratas e 11 bronzes.

A noite dourada teve início com o ouro de Brandonn Almeida nos 400m medley, primeira final disputada. Na sequência, Clarissa Rodrigues foi a primeira menina a subir ao lugar mais alto do pódio, nos 100m borboleta.

Nas duas provas seguintes, duas dobradinhas merecem destaque: a primeira veio nos 200m costas, com André Santos e Iago Amaral levando ouro e prata, respectivamente. Na sequência, Carolina Bilich e Bianca Avella foram primeira e segunda colocadas nos 800m livre.

"Estou muito feliz pelo meu tempo e pelo resultado da Bianca também. Acho muito importante ter nós duas chegando bem em uma prova longa (800m) em que o Brasil não tem muita tradição", afirma Bilich, medalhista de bronze da mesma prova, em 2011.

Após mais oito ouros, o Brasil fecharia a noite com a conquista do revezamento medley masculino. Além de levar o ouro, a equipe formada por Gustavo Louzada, Pedro Cardona, Pedro Vieira e Matheus Santana superou o recorde brasileiro estabelecido em 2009 e cravou nova melhor marca do campeonato, com o tempo de 3min46s57.

"Foi bom fechar a noite com o recorde, mas com o 50m livre eu não fique tão feliz. A nadada foi boa, mas acho que faltou um bloco de partida com mais aderência para eu conseguir colocar potência na largada", analisa Santana, ouro no revezamento e bronze nos 50m livre.

As provas de natação, categoria que abre a disputa do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, seguem sendo realizadas nas noites deste sábado e domingo. Na próxima semana, serão disputadas as provas de nado sincronizado, polo aquático masculino e feminino e nado sincronizado.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade