PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Esportes Aquáticos

Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos começa amanhã em Barcelona

18 jul 2013 - 15h40
Compartilhar

Barcelona receberá a partir desta sexta-feira o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, primeira grande disputa entre nadadores após os Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, que terá a participação de 23 brasileiros, entre eles César Cielo.

Serão disputadas seis modalidades esportivas: provas de natação, maratona aquática, além de competições de pólo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais. O Mundial acontecerá até o dia 4 de agosto.

Entre as grandes estrelas que estarão nas águas catalãs estão os americanos Ryan Lochte e Missy Franklin, a chinesa Ye Shiwen, os franceses Florent Manaudou e Camille Muffat, a lituana Ruta Meilutyte, o britânico Tom Daley, entre outros.

As provas de natação e nado sincronizado serão no Palau Sant Jordi, onde uma piscina provisória foi construída. O pólo aquático será no Bernat Picornell e os saltos no Municipal de Montjuïc. O porto de Barcelona será o palco da maratona aquática e também dos saltos de grande plataforma.

Foi investido cerca de 25 milhões de euros para a realização da competição.

A delegação brasileira embarca na noite desta sexta-feira para Barcelona. Segundo a Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, apenas os nadadores Cesar Cielo, Felipe Lima e Marcelo Chierighini não viajarão com o grupo e se apresentarão diretamente na Espanha.

Cielo, atual recordista mundial dos 50m e 100m livres é o brasileiro que mais conquistou medalhas no Mundial de Esportes Aquáticos. São quatro ouros: nos 50m e 100m livres em Roma 2009, no 50m borboleta e 50m livres em Xangai 2011.

Outros atletas do país que buscam título em Barcelona estão Thiago Pereira, medalhista olímpico em Londres 2012, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, que já conquistaram mundiais de Maratona Aquática.

Na história do Mundial de Esportes Aquáticos, o Brasil conta com 12 medalhas. São sete ouros, uma prata e quatro bronzes. A competição é disputada desde 1973, quando Belgrado, na extinta Iugoslávia, sediou o evento.

EFE   
Compartilhar
Publicidade