0

Chateado, Cielo volta ao Brasil e diz: amanhã já vou à piscina de novo

6 ago 2012
07h12
atualizado às 09h01
Ricardo Santos
Direto de São Paulo

O brasileiro Cesar Cielo chegou ao Brasil nesta segunda-feira após disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Depois de desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, por volta das 7h (de Brasília), o nadador conversou com a imprensa e falou sobre a frustração de perder a medalha de ouro no Reino Unido. Mesmo chateado, o atleta lembrou que não terá férias imediatamente e ressaltou que nesta semana já retomará os treinamentos, de olho no Troféu José Finkel.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Campeão olímpico em Pequim 2008 e favorito em Londres, Cielo acabou com o bronze nos 50 m livre e não chegou ao pódio nos 100 m livre - havia garantido o bronze nessa distância maior quatro anos atrás, na China.

Questionado sobre a perda do bicampeonato, Cielo se mostrou chateado, mas ressaltou que vem conseguindo bons resultados já há alguns anos. "Fiquei chateado sim, não vou mentir, mas de qualquer forma é uma medalha. É a 12ª vez que subo em um pódio internacional na minha carreira e agora vamos para os novos desafios", afirmou o atual bicampeão mundial dos 50 m livre.

Cielo não soube explicar o motivo de não obter o ouro, após se destacar em todas as baterias do evento mais rápido da natação mundial. "Na verdade não pensei muito ainda (sobre o que aconteceu). Estou tentando descansar um pouco agora. Vim conversando a maior parte da viagem e estou com muito sono", disse.

Mais uma vez ele lembrou o fato de ter disputado os 100 m livre, afirmando que houve atletas que foram a Londres para disputar apenas os 50 m livre. "Desta vez eu fui o único (a nadar 50 m livre e 100 m livre). A natação está ficando cada vez mais específica e os 50 m livre ainda mais. O pessoal está indo só para nadar os 50 m livre. Agora é estudar para ver o que vai valer a pena no futuro para priorizar o máximo a velocidade nessa prova", disse.

Cielo afirmou ainda que agora é importante utilizar a experiência adquirida com a derrota em Londres para melhorar nas próximas competições: "acho que toda experiência vale, a gente vai ficando cada vez mais maduro, experiente, e esta competição, com certeza, me deixou um cara mais preparado para a próxima. Agora é utilizar cada vez mais os artifícios para conquistar o ouro".

O brasileiro ainda ressaltou que mesmo sem o ouro o correto é dar continuidade ao trabalho para obter mais resultados positivos. "A gente tem que dar continuidade. É mais um ano em que a gente conseguiu grandes medalhas. Desde 2007 a natação vem sendo um grande esporte para o Brasil e a gente não vai deixar esta peteca cair no ano que vem. O Mundial de Barcelona está aí (em 2013) e a gente vai se concentrar neste próximo desafio e se Deus quiser trazer mais conquistas", apontou.

Apesar do término da Olimpíada, Cielo não terá férias neste momento. Segundo o nadador, nesta terça-feira ele já vai treinar para disputar o Troféu José Finkel, que acontece entre os dias 20 e 26 de agosto, pelo Flamengo. "Amanhã (terça-feira) mesmo já caio na piscina para treinar novamente. Vou ter um período de férias apenas em meados de setembro", disse.

Sobre a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, o principal nome da natação brasileira preferiu esperar bons resultados para poder avaliar se vai ter condições de buscar o ouro dentro de casa. "Tenho muita vontade de ganhar no Rio, mas eu quero, mais perto da Olimpíada, ter mais bagagem nesta declaração. Não simplesmente dizer que tenho vontade de ganhar, mas ter algumas medalhas que apoiem esta declaração. Têm grandes competições de peso pela frente, como o Mundial (Barcelona 2013) e o Pan (Toronto 2015) e espero chegar bem em casa para poder fazer uma grande prova", concluiu.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Cesar Cielo ficou com o bronze na Olimpíada de Londres
Cesar Cielo ficou com o bronze na Olimpíada de Londres
Foto: Adriano Lima / Terra
Fonte: Terra
publicidade