Cielo é derrotado por Fratus e desiste de prova dos 50 m livre em RS
A principal atração da manhã de sábado no Campeonato Brasileiro de natação, disputado no Grêmio Náutico União em Porto Alegre, foi a prova dos 50 m livre. Bruno Fratus surpreendeu e venceu a disputa com Cesar Cielo, o que aumentou a expectativa para o duelo da tarde, válido pelo Torneio Open. Porém, após a prova, Cielo desistiu de disputar a final.
A capital gaúcha recebe as duas competições, disputadas em horários diferentes. As provas do Troféu Daltely Guimarães/Campeonato Brasileiro ocorrem durante a manhã. De tarde, os atletas caem na água para disputar as provas do Torneio Open.
Fratus venceu os 50 m livre com o tempo de 21s82, deixando Cesar Cielo na segunda colocação com 21s92 e Nicholas Santos em terceiro com 22s32. Com esses tempos, os três garantiram os índices para o Campeonato Pan-pacífico, que será realizado em agosto na Austrália.
Ricardo de Moura, coordenador de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), explicou o motivo da desistência do campeão mundial. "O Cielo disse que se sentiu cansado após a prova da manhã e está numa fase de treinos que não valia o esforço".
Já Bruno Fratus comemorou muito o resultado no período da manhã. "Já sabia que estava recuperado pois no dia a dia já dava pra notar isto, mas é diferente de quando a gente vê no placar".
Na prova feminina dos 50 m livre, Alessandra Marchioro venceu apertado duelo com Graciele Herrmann por apenas 0s01. A nadadora do Botafogo completou a disputa com o tempo de 25s73, deixando a rival na segunda colocação com 25s74.