PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Cielo alcança segundo melhor tempo do ano e índice para Mundial

24 abr 2013 - 13h10
Compartilhar

Uma das principais atrações do Troféu Maria Lenk, Cesar Cielo confirmou o favoritismo e ficou com a primeira colocação na eliminatória dos 50m livre da competição carioca. Com o tempo de 21s58, o segundo melhor do ano na distância, o campeão olímpico de 2008 garante o índice necessário para o Mundial de Barcelona, em julho. Ele ainda competirá nos 50m borboleta.

No entanto, Cielo ainda não tem vaga garantida nos 50m da principal competição da temporada. Além dele, outros quatro atletas completaram a prova dentro dos 22s33 estipulados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e lutam pelas duas vagas que o país tem direito."O tempo foi bom. Até porque a temperatura está agradável, não está frio. Se continuar assim à noite, tenho tudo para fazer melhor. Os meus maiores adversários eram os meus joelhos. Eu não sabia como iam reagir", relata Cielo. Ele passou por cirurgia em outubro de 2012 para solucionar uma Síndrome de Hoffa, inflamação atrás do tendão patelar dos dois joelhos.

Os atletas que lutarão com Cielo para representar o Brasil no Mundial são Bruno Fratus (21s98), Alan Vitória (22s21), Nicolas Santos e Marcelo Chierighini (ambos com 22s33). A final está programada ainda para esta quarta, às 18h16 (de Brasília). Caso não haja melhora nos tempos, Cielo e Fratus ficarão com as vagas.

Além da melhor colocação nas eliminatórias e do índice para o mundial, os 21s58 anotados garantiram a Cielo a segunda colocação no ranking mundial dos 50m livres na temporada. A liderança pertence ao francês Florent Manaudou, atual campeão olímpico, que obteve 21s55 na seletiva de seu país para o Mundial.Nos 400m medley, Joanna Maranhão garante o índice; Thiago Pereira se poupa para final

Favoritos nas provas dos 400m medley, Joanna Maranhão e Thiago Pereira tiveram desempenhos diferentes na manhã desta quarta. Enquanto a primeira liderou as eliminatórias femininas e alcançou o índice para Barcelona com 4m43s70, o medalhista de prata em Londres-2012 resolveu se poupar para as finais e passou longe da marca de 4m17s99 exigida pela CBDA, anotando 4m30s34.

Apesar disso, a melhora do tempo na distância não é a prioridade de Thiago. Recentemente, ele já declarou que sua intenção no ciclo olímpico do Rio-2016 é focar em provas mais curtas. No Maria Lenk, ele ainda compete nos 100m borboleta, 200m medley, 100m livre e no revezamento 4x100m.

Outra a garantir vaga em Barcelona foi Graciele Hermann, que obteve 25s32 nas eliminatórias dos 50m livre. Além dela e Joanna Maranhão, Etiene Medeiros é outra mulher que conquistou o direito de disputar o Mundial, na prova dos 100m costas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade