2 eventos ao vivo

Favorito sofre desclassificação polêmica nos 400 m livre; federação protesta

28 jul 2012
10h13
atualizado às 10h20
Leandro Miranda
Direto de Londres

Favorito à medalha de ouro nos 400 m livre, o sul-coreano Park Tae-Hwan, atual campeão olímpico e mundial da distância, sofreu uma desclassificação polêmica na manhã deste sábado, primeiro dia da modalidade na Olimpíada de Londres.

» Confira o resultado final da prova dos 400 m livre
» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

O atleta asiático venceu sua bateria nas eliminatórias, mas acabou eliminado por uma suposta queima de largada. Após a prova, parecendo desorientado, ele declarou que não sabia o motivo da decisão dos juízes.

Com a eliminação de Park, quem ganhou uma vaga na final foi o canadense Ryan Cochrane - compatriota do juiz que decretou a desclassificação do asiático. A situação provocou um protesto oficial da federação sul-coreana de natação, o que ainda pode reverter o resultado a favor do atual campeão.

Caso o sul-coreano não nade a final neste sábado, o grande favorito ao ouro passa a ser o chinês Sun Yang, que ficou em primeiro nas eliminatórias com o tempo de 3min45s07.

Outro eliminado nas baterias classificatórias dos 400 m livre foi o alemão Paul Biedermann, atual detentor do recorde mundial (3min40s07), conquistado quando os trajes tecnológicos ainda eram permitidos. Ele marcou apenas 3min48s50 e ficou em 12º no geral, longe das oito vagas para a decisão.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Taehwan Park é desclassificado da prova
Taehwan Park é desclassificado da prova
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade