PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

João Gomes e Leonardo de Deus garantem vaga para finais em Barcelona

30 jul 2013 - 17h04
(atualizado às 20h19)
Compartilhar

Os brasileiros João Gomes Júnior e Leonardo de Deus disputarão medalhas na quarta-feira no Mundial de Natação de Barcelona após terem garantido presença nas finais dos 50 m peito e dos 200 borboleta, respectivamente, nesta terça-feira.

O primeiro a entrar na água da piscina do Palau Sant Jordi foi João Gomes. O capixaba de 27 anos conseguiu o terceiro melhor tempo das semifinais.

Chegando em segundo lugar em sua série, ele deixou para trás o australiano Christian Sprenger, campeão dos 100 m peito, que obteve o quarto tempo geral (27.10).

Já Felipe Lima, medalhista de bronze nos 100 m peito na segunda-feira, ficou fora da final por apenas quatro centésimos, ao obter o nono melhor tempo, em 27.48, quando o italiano Giulio Zorzi, último entre os classificados, nadou em 27.44.

O mais rápido das semifinais foi o sul-africano Van der Burgh (26.81), que conquistou a prata nos 100 m.

Leonardo de Deus avançou à final dos 200 m borboleta com o sétimo melhor tempo.

O matogrossense de 22 anos nadou em um minuto, 56 segundos e seis centésimos, chegando em quarto lugar na sua série.

O melhor tempo foi para o sul-africano Chad Le Clos, atual campeão olímpico da distância (1:55.33).

O dia foi marcado pelo recorde mundial da americana Katie Ledecky, que nadou os 1.500 m em 15 minutos, 36 segundos e 53 centésimos, para conquistar sua segunda medalha de ouro neste mundial, após o título conquistado nos 400 m no domingo.

A nadadora de apenas 16 anos foi mais de dois segundos mais rápida do que a dinamarquesa Lotte Friis, que levou a prata em 15:38.88. A neozelandesa Lauren Boyle, faturou o bronze em 15:44.71.

"Sabia que estávamos nadando muito rápido e que seria possível bater o recorde. Precisava apenas tomar cuidado para não perder fôlego nos últimos 200 metros", afirmou Ledecky depois da prova.

No próximo sábado, a americana tentará conquistar seu terceiro título em Barcelona na prova dos 800 m livre, sua distância predileta, na qual se sagrou campeã olímpica no ano passado nos Jogos de Londres.

Nas outras quatro finais disputadas nesta terça-feira, os campeões olímpicos acabaram confirmando seu título no Mundial.

Foi o caso do francês Yannick Agnel, que faturou o ouros nos 200 m livre. O nadador de 21 anos dominou a prova de ponta a ponta, completando a distância em 1 minuto, 44 segundos e 20 centésimos, melhor, marca do ano.

Ele superou por mais de um segundo o americano Conor Dwyer (prata em 1:45.32), seu companheiro de treino com Bob Bowman, ex-técnico do lendário Michel Phelps. O bronze foi para o russo Danila Izotov (1:45.59).

"Foi tão bonito quanto em Londres. Para ser sincero, nem esperava sair com a vitória. Disse apenas para mim mesmo: 'Faça o que você sabe fazer, tente repetir o que fez em Londres e tenha o máximo de prazer nadando'", comemorou o francês, que vibrou muito ao sair da piscina.

Já a lituana Ruta Meilutyte, também campeã olímpica em Londres, mal comemorou seu título dos 100 m peito, já que ficou decepcionada por ter ficado a três centésimos do recorde mundial, que ela mesmo tinha estabelecido nas semifinais.

"Pensei que pudesse bater o recorde novamente porque me sentia bem nesta manhã, mas talvez tenha largado rápido demais porque fiquei cansada na reta final", lamentou a nadadora de 16 anos

Ela marcou o tempo de 1 minuto 4 segundos e 42 centésimos, superando a russa Yuliya Efimova (prata em 1:05.02), vice-campeã mundial em Roma-2009.

A americana Jessica Hardy, ex-detentora do recorde mundial, levou a prata em 1:05.52.

Nos 100 m costas masculino, houve a primeira dobradinha americana deste mundial. Matt Grevers, campeão olímpico em Londres, conquistou o ouro em 52 segundos e 3 centésimos, superando nos metros finais o compatriota David Plummer (53.12), que ficou com a prata.

A medalha de bronze foi para Jérémy Stravius (53.21), herói da equipe francesa do revezamento 4x100 nado livre que conquistou o título mundial no último domingo. Último revezador, ele levou a França do quarto para o primeiro lugar naquela prova.

Nos 100 costas feminino, foi a vez de Missy Franklin confirmar seu título olímpico.

A americana de 18 anos completou a distância em 58 segundos e 42 centésimos, superando a australiana Emily Seebohm, que ficou com a prata en 59.23, e a japonesa Aya Terakawa (bronze em 59.23), repetindo exatamente o pódio dos Jogos de Londres-2012, na mesma ordem.

Franklin já soma duas medalhas de ouro em Barcelona, após o título conquistado com a equipe americana do revezamento 4x100 m nado livre no último domingo.

Ela sonha em conquistar oito títulos neste mundial, para repetir a façanha do lendário compatriota Michael Phelps, que subiu ao lugar mais alto do pódio oito vezes nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

-- Resultados desta quarta-feira no Mundial de Barcelona

2. Lotte Friis (DIN) 15:38.88 (recorde europeu)

6. Kristel Kobrich Schimpl (CHI) 16:01.94

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade