PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Natação da Austrália perde patrocinador após escândalo

5 jun 2013 - 10h31
Compartilhar

A federação australiana de natação vive momentos conturbados. Após a renúncia de seu presidente Barclay Nettlefold, acusado de conduta imprópria com funcionárias, a organização perdeu um de seus principais patrocinadores por conta do fato.

De acordo com a mídia local, a Energy Australia cortou seu apoio à entidade por conta do escândalo. Após reclamações de funcionárias, a federação iniciou investigações sobre Barclay Nettlefold, que renunciou no último domingo. Entre as alegações, está a de que o presidente pedia para mulheres o chamarem por apelidos relacionados ao tamanho de sua genitália.

"É um tempo difícil para a federação da Austrália e reconhecemos que não há soluções fáceis. Isso é obviamente desapontador, mas respeitamos a decisão", disse o diretor-executivo da entidade, Mark Anderson, em um comunicado. "O apoio financeiro de patrocinadores é importante para o sucesso da natação da Austrália, mas o sucesso na piscina é construído de trabalho duro e uma organização forte e estável de apoio", completou o dirigente, há um mês no cargo.

A saída da Energy Australia é o segundo baque financeiro que a entidade sofre recentemente. Anteriormente, o governo australiano reduziu o repasse de fundos à federação pela primeira vez desde os anos 1980.

Parte da crise vivida pela natação do país tem relação com o desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, primeira edição do evento em que a Austrália não conseguiu uma medalha de ouro individual na modalidade desde Montreal-1976. Após o fracasso, a federação já perdeu dois presidentes (David Urquhart e Nettlefold), um diretor-executivo (Kevin Neil) e afastou Leigh Nugent do comando técnico.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade