PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Parque garante prova sem mau cheiro para nadadores: "só cisnes e patos"

13 jul 2012 - 07h41
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Marina Novaes
Direto de Londres

Muitos nadadores que praticam o esporte em ambientes abertos já relataram terem de dividir espaço com lixo e até animais mortos durante competições em rios e no mar, mas em Londres, a administração do Hyde Park, onde ocorrerão as provas de triatlo e maratona aquática feminina e masculina, garante que os nadadores terão apenas poucas companhias: os demais competidores e os patos.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Em 2008, uma das maiores preocupações dos atletas era justamente ter de nadar dez quilômetros em um ambiente fedorento - já que Pequim também é famosa pela poluição -, mas no parque mais famoso de Londres o odor é agradável, apesar do número de aves que vivem (e fazem outras coisas) ao redor do lago Serpentine - aliás, uma das marcas mais populares do parque.

De acordo com o porta voz do Hyde Park, Rob Dowling, desde 1930 o rio tem sido usado diariamente por nadadores, mas isso só foi possível pois sempre houve um cuidado muito grande com a limpeza do local. "Só há cisnes e patos no rio", diz. E ele garante: os patinhos não vão atrapalhar os atletas. "Eles têm medo das pessoas, vão ficar só assistindo de longe", brincou.

Além da limpeza realizada diversas vezes ao dia em todo o parque, o rio conta com bombeamento artificial de oxigênio, o que garante a vida aquática do local e, consequentemente, evita o acúmulo de sujeira, pois os próprios peixes "ajudam" na tarefa de limpar a área. Mas se por um lado os atletas não deverão se preocupar com o lixo, a temperatura da água certamente causará surpresa a alguns atletas acostumados a nadar em países mais quentes, pois o verão de Londres não lembra em nada a estação mais quente do ano de países tropicais como o Brasil.

'Cinema' a céu aberto e shows

Apenas o público pagante poderá assistir às provas no Hyde Park, mas o parque continuará aberto gratuitamente aos demais visitantes, que terão a circulação restrita em algumas áreas. E além de servir de sede para as provas dos dois esportes, o local também pretende ser um dos maiores pontos de encontro para os turistas durante as Olimpíadas de 2012 e, para isso, vai instalar quatro telões para transmitir ao vivo as demais competições durante o dia, como um "cinema" a céu aberto - o parque é já conta com centenas de cadeirinhas espalhadas pela área verde.

Também estão programados vários concertos musicais e apresentações artísticas gratuitas durante a Olimpíada, com músicos e artistas de várias partes do mundo. "Nosso objetivo é que essa seja uma atração à parte, queremos proporcionar uma experiência única", diz o porta voz. A programação completa será divulgada no site da administração dos parques reais: http://www.royalparks.org.uk/london-2012.

Mas apesar de toda a propaganda, serão os turistas de fora, e não os londrinos, que mais devem aproveitar a programação cultural no Hyde Park. Embora todos sejam bem vindos, a administração já tem alertado aos usuários mais frequentes que a temporada de eventos irá deixar o parque completamente lotado, ou seja, será difícil estacionar os carros e, principalmente, curtir o cenário bucólico com passeios de pedalinho, bike e piqueniques durantes os jogos olímpicos.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade