0

Phelps leva 1° ouro em Londres e quebra recorde de medalhas olímpicas

31 jul 2012
15h56
atualizado às 18h12
LEANDRO MIRANDA
DIRETO DE LONDRES

Com a ajuda de Ryan Lochte, Michael Phelps cravou para sempre seu nome na história dos Jogos Olímpicos nesta terça-feira. No Centro aquático em Londres, o nadador fechou o revezamento 4x200 m livre para confirmar a medalha de ouro para a equipe dos Estados Unidos, feito que o deixa com o recorde absoluto de medalhas olímpicas: 19 no total.

» Confira o resultado final DO 4X200 m livre
» Confira o resultado final dos 200 m borboleta
» Terra disponibiliza vídeos em 3D dos Jogos Olímpicos de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Phelps chegou ao 19° pódio fechando o revezamento 4x200 m livre, depois das passagens de Ryan Lochte, Conor Dwyer e Ricky Berens, responsáveis por abrir uma considerável vantagem de quase 4 segundos para que o multicampeão levasse o público ao delírio no trecho final. Os americanos fecharam a prova em 6min59s70.

A medalha de prata ficou com a França, com tempo de 7min02s77. Participaram da prova Amaury Leveaux, Gregory Mallet, Clemente Lefert e Yannick Agnel. Já o bronze ficou com a China, que competiu com Yun Hao, Yunqi Li, Haiqi Jiang e Yang Sun. O tempo final dos asiáticos foi de 7min06s30.

Assim, Michael Phelps soma 15 medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, totalizando 19.

Até esta terça-feira, a recordista isolada de medalhas em edições de Jogos Olímpicos era a ginasta russa Larissa Latynina, que competiu pela União Soviética em Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964. No período, foram 18 medalhas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A especialidade era a prova do solo, na qual conquistou o primeiro lugar nas três Olimpíadas.

Inicialmente, Michael Phelps entrou para a história olímpica de maneira diferente: quebrou o recorde de medalhas de ouro conquistadas em uma edição, com oito nos Jogos de Pequim 2008. Antes disso, já havia conquistado outros seis em Atenas 2004, além de dois bronzes. Em Londres, subiu ao pódio com a prata no revezamento 4x100 m medley e nos 200 m borboleta.

No processo de treinamento para a Olimpíada britânica, Phelps em nenhum momento manifestou a intenção de igualar o feito de Pequim e afirmou seguidas vezes que não apresentaria o mesmo desempenho. Isso ficou claro em sua primeira final, nos 400 m medley, quando terminou fora do pódio, com o quarto lugar. Apesar disso, demonstrou força para reforçar seu nome na galeria de grandes atletas olímpicos da história.

Prata e decepção nos 200 m borboleta

A 18ª medalha olímpica, que iguala a marca da ginasta russa Larissa Latynina, veio nos 200 m borboleta com grande decepção. Isso porque Phelps dominou toda a prova, mas perdeu a medalha de ouro para o sul-africano Chad le Clos nos metros finais. Terminou com a prata, enquanto o japonês Takeshi Matsuda foi bronze.

O sul-africano largou melhor, mas foi ultrapassado pelo americano ainda nos primeiros 50 m, permanecendo na briga. Quando Phelps fez a virada na marca de 150 m, sua vantagem ainda era evidente, mas se esvaiu diante da arrancada final de Le Clos.

O sul-africano confirmou a medalha de ouro com 1min52s96, pouco mais rápido do que o americano, que cravou 1min53s01. A decepção de Phelps ficou evidente pelo semblante ao final da prova, enquanto Le Clos mal acreditava no que havia conseguido. Takeshi Matsuda, em terceiro, cravou 1min53s21.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Michael Phelps foi superado na final dos 200 m borboleta mas ficou com o ouro no revezamento 4x200 m
Michael Phelps foi superado na final dos 200 m borboleta mas ficou com o ouro no revezamento 4x200 m
Foto: Reuters
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade