PUBLICIDADE

Phelps repetirá Jordan ou será fracasso como Schumacher?

14 abr 2014 - 17h16
(atualizado às 17h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Michael Phelps está perto de retomar carreira</p>
Michael Phelps está perto de retomar carreira
Foto: Getty Images

Michael Phelps, um dos maiores nadadores da história, pode voltar às competições em 2014. Nesta segunda-feira, anunciou que disputará o Grand Prix de Mesa, cidade do estado do Arizona, nos 50 m e 100 m livre e 100 m borboleta. A depender de seu desempenho, o atleta de 29 mais uma vez incomodará seus rivais – ele não compete desde a Olimpíada de Londres, em 2012. Se terá sucesso ou não, só o tempo poderá dizer.

Há alguns exemplos a serem considerados, no entanto. O maior deles, para o caso de Phelps, é o de Ian Thorpe, o “Torpedo”, multicampeão que falhou em buscar vaga para Londres e, assim mesmo, “por baixo”, encerrou a carreira. A nadadora Dara Torres, por outro lado, é uma inspiração: teve grande sucesso depois de hiato na carreira. Michael Jordan teve sucesso. Michael Schumacher fracassou. Como terminará Phelps? Confira outros casos de competidores que interromperam a aposentadoria.

Lance Armstrong

O ciclista americano já venceu uma série de desafios na carreira - e na vida. Depois de se recuperar de um câncer no testículo na metade dos anos 90, ele foi heptacampeão da Volta da França e anunciou sua saída em 2005, logo após o sétimo título da competição. Em 2009, o ciclista de 37 anos retornou às pistas e participou de mais uma Volta da França. Os patrocínios que ele conseguiu foram revertidos para um fundo global de luta contra o câncer. Armstrong terminou em terceiro na classificação geral. Sua aposentadoria definitiva veio em 2011. Em janeiro de 2013, confessou uso sistemático de anabolizante e perdeu todas as conquistas.

Michael Jordan

Um dos maiores jogadores de basquete da história, Jordan voltou da aposentadoria duas vezes. A primeira foi em 1995, depois de ter ficado dois anos parado e ter se arriscado até no beisebol. Ele havia deixado as quadras em 1993, depois de seu terceiro título pelo Chicago Bulls e uma conquista olímpica pela seleção em Barcelona, 1992. De volta ao time em que fez sucesso, ganhou mais três títulos em 96, 97, e 98. Aí, disse que se retiraria de vez. A aposentadoria durou mais três anos. Em 2001, já dono do Washington Wizards, ele anunciou que voltaria à NBA jogando pela equipe da capital americana. Participou de mais duas temporadas, sendo líder dos Wizards em pontos em ambas. Em 15 de abril de 2003, contra o Philadelphia 76ers, fez seu último jogo e foi se dedicar ao golfe, hobby até hoje.

<p>Magic Johnson interrompeu carreira ao divulgar que tinha Aids, mas voltou com tudo</p>
Magic Johnson interrompeu carreira ao divulgar que tinha Aids, mas voltou com tudo
Foto: Reuters
Magic Johnson

O astro do Los Angeles Lakers deixou o basquete de forma abrupta, em 1991. Depois de ter testado positivo para o vírus HIV, Johnson anunciou que deixaria imediatamente o esporte para cuidar do problema. Já no ano seguinte, porém, ele voltou para disputar o All-Star Game. Tinha sido votado pelos torcedores e, mesmo com a resistência de alguns jogadores, foi para o jogo e saiu ovacionado. Também disputou a Olimpíada de 92 com o "Dream Team" americano e levou a medalha de ouro. Depois, aposentou-se novamente, mas tinha a intenção de retornar ao esporte. Isso só ocorreu em 1996, aos 36 anos. Magic Johnson disputou a temporada e foi decisivo para classificar os Lakers aos playoffs. Depois da derrota para o Houston Rockets, na primeira rodada da pós-temporada, Johnson anunciou a aposentadoria pela segunda e definitiva vez.

Brett Favre

O quarterback do futebol americano, que fez história no Green Bay Packers, aposentou-se em 2007. Antes do início da temporada seguinte, porém, voltou atrás e anunciou seu retorno pelo New York Jets, onde jogou até o começo deste ano. Ao final da campanha, afirmou que se aposentaria novamente, depois de 18 temporadas consecutivas na NFL.

Dara Torres

A nadadora americana já tinha 12 medalhas olímpicas conquistadas em quatro Olímpiadas ao se aposentar, na metade desta década. Depois de ter um filho, ela voltou às piscinas em 2007 e, aos 41 anos, classificou-se para a Olimpíada de Pequim. Dara não decepcionou, voltando para casa com três medalhas de prata (uma delas na disputadíssima prova dos 50 m livre) e aumentando sua já vasta coleção de conquistas na carreira. Em 2011, depois de passar por cirurgia no joelho, ela ainda competiu nas seletivas americanas para a Olimpíada de Londres 2012 e ficou a uma colocação de se classificar. Assim, encerrou a carreira.

Kim Clijsters

A tenista belga já foi número 1 do mundo em 2003, mas, devido a seguidas lesões, anunciou o fim da carreira em 2007. Ela tinha apenas 24 anos. Em 2009, porém, ela retornou às quadras em torneios de exibição e está treinando para participar do US Open, único torneio de Grand Slam que ela já venceu, em 2005. Recebeu um wild card e, surpreendentemente, se sagrou campeã, passando pelas irmãs Williams e, na final, por Caroline Wozniacki. Ela ainda ganharia o US Open de novo em 2010 e o Australian Open em 2011, ano em que voltou ao topo do ranking. A aposentadoria definitiva veio em 2012.

<p>Eder Jofre foi um dos atletas a ter retornos de sucesso após pausa na carreira</p>
Eder Jofre foi um dos atletas a ter retornos de sucesso após pausa na carreira
Foto: Milene Cardoso / AgNews
Éder Jofre

O boxeador foi bicampeão mundial, em categorias diferentes. Em 1960, foi o melhor do mundo no peso galo e manteve carreira consistente até 1965, quando perdeu o título para o japonês Masahiko "Fighting" Harada. Em 66, tentou a revanche e perdeu novamente, em luta contestada. Depois, abandonou o boxe e retornou da aposentadoria em 1969, já como peso pena. Mesmo veterano, ele não decepcionou e ganhou mais um título mundial. Jofre continuou no boxe até 1976, quando anunciou a saída definitiva do esporte.

Marcelinho Carioca

O jogador, ídolo do Corinthians, aposentou-se depois de sua segunda passagem pelo clube, em 2006. Fora de forma, ele deixou o futebol e virou comentarista de TV. No final de 2007, porém, Marcelinho manifestou o desejo de jogar novamente e foi contratado pelo Santo André. No clube do ABC paulista, conseguiu o acesso para a Série A. Em 2010, fez alguns amistosos pelo Corinthians como parte dos festejos do centenário do clube, e então encerrou a carreira.

Kelly Slater

Considerado o melhor surfista de todos os tempos, o americano, dono de nove títulos mundiais, largou o esporte em 1999. Cansado de competir, ele foi se dedicar à sua banda e passou a viajar em busca de ondas perfeitas. Voltou às competições três anos depois, em 2002. Tinha então seis títulos mundiais. De volta, conquistou mais cinco deles. Ainda compete

Michael Schumacher

Heptacampeão Mundial, o alemão abandonou a carreira em 2006, aos 37 anos. Quatro anos depois, aceitou o desafio e voltou a correr pela Mercedes. Pontuou em cada uma das três temporadas disputadas, mas não venceu ou conquistou poles. Em 2012, com um 13° lugar geral, abandonou de vez a carreira.

<p>Ian Thorpe falhou na busca por vaga nos Jogos de 2012</p>
Ian Thorpe falhou na busca por vaga nos Jogos de 2012
Foto: Getty Images
Ian Thorpe

Dono de oito medalhas olímpicas – cinco de ouro -, Ian Thorpe encerrou a carreira pela primeira vez em 2001. Em 2005, voltou a competir planejamento participar dos Jogos de Pequim 2008, mas série de problemas físicos atrapalhou seu desempenho, desistindo dos Jogos da Comunidade Britânica de 2006 e da seletiva para o Mundial de 2007. Neste ano, se aposentou de novo. Em 2011, no entanto, voltou a almejar vaga olímpica, desta vez para Londres 2012. Não teve desempenho suficiente para isso, causando sua aposentadoria definitiva.

Martina Hingis

Uma das maiores tenistas da história, Martina Hingis se aposentou pela primeira vez em 2003, por problemas físicos. Já havia conquistado sete Grand Slams. Em 2005, começou a disputar partidas esporádicas, e em 2006 voltou de vez para o circuito. Sem destaque, parou de novo em 2007, depois de caso de doping – ela alega que não houve relação entre uma coisa e outra. Em 2010, chegou a cogitar o segundo retorno, mas desistiu, apesar de fazer competições esporádicas também em 2011 e 2012. Em 2013, confirmou a volta para jogar competições em dupla.

Alain Prost

Tricampeão mundial da Fórmula 1, Alan Proist se aposentou ao ser derrotado por Ayrton Senna em 1991. Ficou apenas um ano afastado, voltando em 1993 para se sagrar campeão de novo, desta vez pela Williams, garantindo despedida triunfal das pistas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade