PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Poliana Okimoto vence 1.500 m livre e quebra recorde brasileiro

12 ago 2013 - 19h35
(atualizado às 21h54)
Compartilhar

Nesta segunda-feira, durante as disputas do Troféu José Finkel, em São Paulo (SP), Poliana Okimoto bateu o recorde brasileiro dos 1.500 m nado livre feminino. A atleta do Fiat/Minas completou a prova em 16min26s90.

O recorde anterior pertencia a Nayara Ledoux Ribeiro que, no Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka (JAP), em 2001, havia marcado 16min32s18.

"Estou muito feliz. Eu realmente não esperava bater esse recorde. A piscina estava pesada, eu estava muito cansada. Tive alguns compromissos nessa semana. Não esperava um tempo tão bom. Tenho que agradecer ao meu fisioterapeuta, que deixou os filhos no Dia dos Pais para me ajudar. O 1500m é uma prova difícil de nadar, principalmente se você não estiver preparada", disse Poliana.

Na segunda colocação dos 1.500 m feminino veio Julia Benvenutti Gerotto, do Corinthians, que terminou a prova bem atrás de Poliana Okimoto, terminando com o tempo de 16min59s56. Completando o pódio veio Bianca Giacon Avella, também do Corinthians, que fechou com 17min02s94.

No revezamento 4x50 m masculino, o Minas ficou com a vitória. A equipe composta por Henrique de Souza Martins, Nicolas Nilo Oliveira, Fernando Souza da Silva e Giovane Ferreira Paula terminou a prova em 1min29s31.

Entre as mulheres, o Minas também ficou com a vitória no revezamento 4x50 m livre. Carolina Bergamaschi, Roberta Kamila Albino, Dandara Mendes Antônio e Lorrane Cristina Ferreira completaram a prova em 1min42s47.

Nos 200 m livre, Nicolas Oliveira, do Minas Tênis, completou a prova na final em 1min48s40 e bateu o recorde do campeonato, que pertencia a Rodrigo Castro. "O tempo até que foi bom, mas o importante é marcar ponto e eu já comecei bem com esse recorde", disse Oliveira, que chegou à semifinal dos 200 m livre no Mundial de Barcelona.

Nos 200 m livre feminino, Manuella Lyrio, do Pinheiros, foi quem venceu, com 2min01s32. Em Barcelona, ela havia superado o recorde sul-americano da prova.

Já nos 100 m costas, que não contou com a participação de Etiene Medeiros na final, por conta de uma indisposição da atleta, Natalia de Luccas, do Corinthians, subiu ao lugar mais alto do pódio, com 1min0246.

Nandando 'em casa', Leonardo de Deus, do Corinthians, triunfou nos 100 m costas, com 55s29. No Mundial de Barcelona, ele chegou à final dos 200 m borboleta.

"Me senti como se estivesse no Pacaembu, com a torcida gritando ‘Corinthians’. É a primeira vez que eu senti isso e quando caí na água pensei que tinha que ganhar aqui. Não podia deixar ninguém ganhar na minha casa. É uma energia muito boa e estou muito feliz de vencer esta primeira prova na competição, que não é minha especialidade. O Mundial (Barcelona) foi a melhor competição da minha vida não só em tempo, mas em estrutura porque foi a primeira final em Mundiais e agora que senti essa sensação nunca mais quer sair das finais. A Seleção está no caminho certo e vem uma renovação muito boa. O Thiago e o Cielo continuam ganhando medalhas e nós, que estávamos ali no intermediária estamos começando a crescer", declarou Leonardo.

Neste primeiro dia do Troféu José Finkel 2013, o Minas Tênis Clube saiu na frente. O clube de Belo Horizonte, turbinado com os pontos dos recordes de Nicolas Oliveira e Poliana Okimoto e os pontos dobrados do ouro nas duas provas de revezamento 4x50m livre está com 456 pontos, seguido não muito de longe pelo dono da casa, o Corinthians, com 423. O Pinheiros é o terceiro colocado, com 285 pontos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade