PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

"Bolt brasileiro", Cielo causa furor em Roma

30 jul 2009 - 16h37
(atualizado às 17h25)
Compartilhar

Se a Jamaica tem Usain Bolt, o Brasil vibra neste momento com outro veloz esportista: César Cielo. Esse paulista com fama de chorão, nascido em Santa Bárbara d'Oeste (SP) e que treina fora do País se tornou nesta quinta-feira o primeiro atleta na história a nadar abaixo dos 47 segundos em uma prova de 100 m livre em piscina de 50 metros. Com o tempo de 46s91, registrado no Mundial de Esportes Aquáticos de Roma, Cielo causou tanto furor quanto Bolt no ano passado - só que na pista de atletismo, nos 100 m rasos dos Jogos Olímpicos de Pequim.

» Mande sua mensagem a Cielo

» Veja fotos do dia no Mundial

» Com recorde mundial, Cielo
conquista ouro nos 100 m livre

» Doeu demais mas valeu a
pena, diz recordista mundial

» Cielo repete choro olímpico

A vitória desta quinta, aliás, abre espaço para uma questão: César Cielo é (ou pode vir a ser) um Usain Bolt brasileiro? Vale lembrar que o corredor jamaicano brilhou na Olimpíada de Pequim 2008 e hoje é considerado o mais rápido do mundo por conta do seu desempenho nos 100 m rasos dos Jogos chineses - prova mais nobre do atletismo mundial.

Cielo não conquistou as três medalhas de ouro que Bolt obteve em Pequim - o brasileiro deixou a China com um ouro e um bronze -, mas está no caminho certo para se tornar o "Usain Bolt" das piscinas. Tudo bem, o americano Michael Phelps é o "papa títulos" da atual natação mundial, mas Cielo corre - no sentido da palavra - para ser fixar como o mais veloz das piscinas, e não o maior vencedor.

Phelps, aliás, acompanhou de perto a conquista de Cielo no Mundial de Roma. Da arquibancada, o americano comentou ainda que, se estivesse nesta quinta na piscina, disputando uma medalha nos 100 m livre, não venceria Cielo. Uma prova de que o brasileiro é tão respeitado na natação quanto Bolt é idolatrado no atletismo?

Veja todos os vencedores do dia no Mundial de Esportes Aquáticos.

200 m medley masculino
Ryan Lochte (EUA) - 1min54s10 (recorde mundial)

100 m livre masculino
César Cielo (BRA) - 46s91 (recorde mundial)

200 m borboleta feminino
Jessicah Schipper (AUS) - 2min03s41 (recorde mundial)

50 m costas feminino
Jing Zhao (CHI) - 27s06 (recorde mundial)

Revezamento 4x200 m livre feminino
China - 7min42s08 (recorde mundial)

Cielo faz o sinal da cruz pouco depois de ser ouro nos 100 m livre
Cielo faz o sinal da cruz pouco depois de ser ouro nos 100 m livre
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade