5 eventos ao vivo

"Vítimas" de bullying, novatos se espelham em Cielo e T. Pereira

11 jun 2012
08h26
atualizado em 12/6/2012 às 16h51
Ulisses Neto
Direto de Londres

A seleção brasileira de natação que vai competir em Londres 2012 está repleta de novidades, que prometem ampliar os resultados obtidos em Pequim há quatro anos. Dos 19 atletas com vagas garantidas, nove nunca estiveram em uma Olimpíada. Entre os estreantes estão Bruno Fratus e Leonardo de Deus, que estão na capital britânica nesta semana participando dos treinamentos no Crystal Palace, complexo esportivo que será a base do Brasil durante os Jogos.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos
» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Os novatos não escondem a admiração pelos atletas mais consagrados da equipe, Cesar Cielo e Thiago Pereira. E dizem receber informações relevantes dos veteranos na preparação para as competições em Londres.

Os nadadores mais velhos mostram disposição em ajudar os colegas de seleção. Mas também não perdem a oportunidade de fazer piada com os "pupilos". "Estamos aqui para o que precisar. Temos até que aguentar uns moleques chatos como o Leozinho de Deus, que ficam perturbando o dia inteiro no treino", brincou Thiago Pereira.

Diante da provocação, Leonardo respondeu em meio a risadas. "Vou falar a verdade, não acho que é bullying não... Não chega a ser bullying..."

Em tom de brincadeira, o nadador desabafou sobre a convivência no grupo com os mais experientes. "Estar ao lado deles todo dia, no treino, na musculação, é até chato. Às vezes a gente quer até matar eles, mas aprendemos muito e sei que vou crescer bastante nadando com esses que são os melhores atletas do Brasil."

Leonardo também aproveitou para provocar os companheiros, ao reconhecer que se espelha neles. "Cada dia que passa vejo que estou mais perto do meu sonho desde pequeno. Lembro até de um episódio em 2004 quando tirei uma foto com o Thiago. Eu era infantil e hoje estou sentado ao lado dele, disputando junto e isso é um orgulho muito grande. A convivência está me formando um atleta cada vez mais forte mentalmente e fisicamente. E resistente a bullying."

Para Thiago Pereira, é importante ajudar os mais novos. Ele explica, no entanto, que não é fácil definir a grandiosidade de competir nos Jogos. "Eles vão ver como é a primeira vez. Me lembro de 2004, eu ficava perguntando para o pessoal mais velho como era estar em uma Olimpíada. Posso falar o que for, tentar passar o máximo possível, mas a sensação de estar lá, de nadar uma final olímpica, só estando lá mesmo."

Cesar Cielo, por sua vez, acredita que os jovens já chegam a Londres com uma bagagem importante. "A seleção tem muitos novatos, mas são novatos ¿experientes¿. Não tem ninguém que não participou de um Mundial. O Léo foi semifinalista no Mundial de Xangai no ano passado. O Bruno entrou na final na raia quatro em Xangai também", disse.

"Acho que todos estão preparados. A piscina tem 50 metros como todas as outras. A placa é a mesma do Mundial, os adversários são os mesmos. É só chegar lá com tranquilidade. É como se fosse um Mundial mais chique e a gente espera repetir os resultados do ano passado que foram muito bons para nós", completou.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

 Bruno Fratus, 22 anos, tenta absorver experiência do campeão olímpico Cesar Cielo
Bruno Fratus, 22 anos, tenta absorver experiência do campeão olímpico Cesar Cielo
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade