PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Saiba qual é a maior ameaça para Cielo em Londres

21 mar 2012 - 13h24
(atualizado às 13h36)
Compartilhar

O nadador César Cielo pode ser até considerado a medalha de ouro mais certa do Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres, mas a ameaça à superioridade do brasileiro nunca foi tão real quanto a partir desta quarta-feira. Com excelente desempenho na seletiva olímpica australiana, em Adelaide, e o melhor tempo nos 50 m e 100 m em 2012, James Magnussem se firma como maior rival do atual campeão olímpico.

O australiano nadou debilitado por uma recente doença e, apesar disso, foi espetacular dentro da água. Na segunda-feira, cravou 47s10 nos 100 m, apenas 0s19 mais lento do que o recorde mundial de Cielo (46s91). Dois dias depois, venceu os 50 m livre com 21s74, marca bem acima da registrada pelo brasileiro em 2009 (20s91). Em 2012, no entanto, ninguém foi mais rápido do que Magnussen.

"Preparem-se", disse o atleta, ao ser indagado sobre a mensagem que o bom desempenho deixaria aos rivais em Londres. O mundo dos esportes aquáticos, no entanto, jamais esteve preparado para a chegada do atleta, de ascensão tão rápida a ponto de gerar o apelido "míssil". Com apenas 20 anos, ele é um dos favoritos ao ouro olímpico. Com 19, mal era conhecido.

Até os 17 anos, James Magnussen não sabia se levaria a sério a natação. A decisão só surgiu com a mudança de Nova Gales do Sul para Sydney, onde começou a trabalhar com o técnico Brant Brest. O treinador aprimorou a técnica do nadador de físico primoroso, e sempre elogiou a dedicação de seu atleta. Dois anos depois, Magnussen surpreendeu a todos com dois ouros e uma prata no Mundial de Xangai.

Na ocasião, ele venceu Cielo na final dos 100 m livre - o brasileiro sequer chegou ao pódio e terminou em quarto lugar. Sua expectativa era bater de vez o adversário antes mesmo da Olimpíada. O desafio vai ficar mesmo para Londres, com grande expectativa por parte do australiano.

"Eu espero entrar em forma e ficar saudável de agora até os Jogos de Londres. Eu, com certeza, estarei em minha melhor fase para bater o recorde mundial", apontou Magnussen, que em sua breve carreira não passou por problemas ou altos e baixos. Chega ao auge para a Olimpíada. Cielo por sua vez, tem mais experiência e segue firme no grupo dos mais rápidos do mundo há quatro anos.

Em 2012, o brasileiro ainda não atingiu sua melhor forma. No início do ano, foi para San Luís Potosí, no México, para fazer treinamento na altitude e ganhar preparação física. No Sul-Americano Absoluto de Belém, na última semana, dominou as competições, mas afirmou que a expectativa é estar a 99% de sua capacidade apenas para o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, que começa em 24 de abril.

De qualquer maneira, César Cielo terá um adversário a altura na briga pelo ouro olímpico.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Primeiro medalhista olímpico do Afeganistão luta taekwondo:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade