1 evento ao vivo

Surpreendente, algoz de Cielo é soldado e tem piercings; conheça

4 ago 2012
02h43
atualizado às 03h56

A conquista totalmente inesperada deve-se ao fato do pouquíssimo número de conquistas de Florent Manaudou. A maior da carreira, depois do ouro desta sexta nos Jogos Olímpicos, era um simples título do Encontro Internacional da França na prova dos 50 m. Pódio? Só em provas do Campeonato Francês. No Mundial de Xangai, de 2011, disputou apenas a final dos 50 m borboleta, prova que não é olímpica e na qual Cesar Cielo levou o ouro. Está explicado porque a final dos 50 m livre da Olimpíada de Londres pode ser considerada uma das maiores "zebras" do evento.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres
» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres
» Veja como foram as conquistas dos brasileiros
» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres
» Confira a programação de ao vivo do Terra
» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

O resultado começou a ser construído graças ao irmão do competidor, Nicolas Manaudou, que o levou para nadar no clube de Ambérieu-en-Bugey. Ficou lá até 2011, quando então quem o levou para um clube foi a irmã, Laure. Passou a competir pelo Círculo de Nadadores de Marselha, o qual representa até hoje em competições nacionais e internacionais. O leva e traz dos irmãos, somado à paixão da família pela natação, deu certo e criou um campeão olímpico.

Antes de ir para Londres, no entanto, Manaudou representou a França em outras fronteiras: é soldado do exército do país, atualmente atribuído ao 68º Regimento de Artilharia da África no posto de 1ª classe. Tem, entretanto, uma fisionomia pouco usual para um representante da defesa da nação, já que possui dois piercings - um na língua e outro no queixo -, que exibe com orgulho em provas, sempre acompanhado com a torcida da irmã.

O fato de ter uma irmã famosa e até polêmica - Laure Manaudou tem uma extensa lista de confusões que envolvem da aposentadoria e retorno ao esporte a fotos íntimas divulgadas na internet por um ex-namorado - não era um problema para a surpresa da França na Olimpíada antes de embarcar. Para ele, o fato de a parente estar presente era um benefício a mais, pois podia contar com dicas dos outros Jogos, além de compartilharem da torcida um pelo outro. O que Laure ensinou a ele é impossível saber, mas com certeza deu certo, para tristeza dos brasileiros, que viram a derrota do maior ídolo.

O revés do astro nacional consagrou, por outro lado, o auge de um novato que tratou de comemorar a conquista pelas redes sociais. Como quase todo jovem de 21 anos, Florent é usuário de Twitter e Facebook, páginas em que gosta de interagir com os fãs e outros colegas da natação. Sempre ativo, posta muitas fotos de bastidores e detalhes das provas que disputa. Se o Comitê Olímpico Internacional (COI) não vê com bons olhos o uso da internet pelos atletas, o francês é a prova viva de que o rendimento não se altera. Pelo contrário.

A pouca idade do francês lhe dá a certeza de que Londres 2012 não será a sua última Olimpíada. Entretanto, o esportista quer curtir bastante os momentos que restam na capital britânica. Em entrevista meses antes dos Jogos, dizia que após a última prova da natação teria tempo para aproveitar a Vila Olímpica e ver outros esportes. Os alvos do atleta já estão marcados: as estrelas da NBA LeBron James, Kobe Bryant e Tony Parker. Com uma medalha de ouro no peito, os últimos dias com certeza serão bem melhores para Florent Manaudou.

Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Ouro do atleta superando favoritos dos 50 m foi uma das maiores surpresas de Londres
Ouro do atleta superando favoritos dos 50 m foi uma das maiores surpresas de Londres
Foto: AP
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade