PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Técnicos alertam geração masculina após maratona: "não temos projeto"

27 jan 2013 - 15h54
(atualizado às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A ausência de brasileiros no pódio da etapa de Santos da Copa do Mundo de maratona aquática, neste domingo, preocupa os técnicos. Ricardo Cintra, treinador exclusivo de Poliana Okimoto, vê dificuldades, principalmente, para a categoria masculina devido à ausência de projetos e novos talentos.

Brasileiros não subiram ao pódio neste domingo em prova disputada em Santos
Brasileiros não subiram ao pódio neste domingo em prova disputada em Santos
Foto: Universidade Santa Cecília / Divulgação

"O problema é que não temos um projeto para a maratona aquática. No feminino surgiram dois potenciais, dois talentos como a Poliana e a Ana Marcela. No masculino vimos o Allan (do Carmo) nadando entre os primeiros, mas o grande problema é usar esse resultado do feminino para um projeto de longo prazo", afirmou ele.

"Infelizmente, não há projeto. Não é culpa da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), mas só há uma forma de os clubes se interessarem pelo esporte, se passarmos para as piscinas no calendário. Alguns países já fazem. Temos tudo para fazer desse um esporte de ponta", acrescentou Cintra.

Na etapa de Santos, os dois melhores brasileiros de cada categoria, masculino e feminino, se classificaram para o Mundial de Barcelona, de 20 a 27 de julho, mas obtiveram colocações tímidas, ainda não divulgadas.

Os vencedores foram o francês Romain Beraud e a americana Emily Brunemann. O resultado final só foi confirmado cerca de 30 minutos depois do término da maratona, pois ainda gerava dúvidas na chegada tanto do feminino quanto do masculino. A CBDA ainda não falou oficialmente sobre as demais colocações.

"Temos duas meninas de talento, mas no masculino carecemos disso. Aos poucos vamos melhorando. Agora teremos pela primeira vez um conselho técnico de maratonas para fazermos o programa para os Jogos Olímpicos de 2016, pode ajudar para a busca de talentos. Ainda não há um grande valor, nem no feminino, precisamos trabalhar", disse Márcio Latuf, ex-técnico de Ana Marcela na Universidade Santa Cecília.

A temporada de 2013 da Copa do Mundo de maratona aquática teve início neste domingo e será seguido pelas etapas de Viedma, na Argentina, em 2 de fevereiro; Eilat, Israel, em 1º de março; Cancún, México, em 13 de abril; Lac St-Jean, em 25 de julho, e Lac Megantic, 10 de agosto, no Canadá; Hong Kong, em 6 de outubro; e Shantou, em 13 de outubro, na China.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade