PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Thiago Pereira faz 2° melhor tempo e mantém busca a recorde

17 out 2011 - 14h39
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Renato Pazikas
Direto de Guadalajara

Com o segundo melhor tempo da qualificatória, o nadador Thiago Pereira garantiu, nesta segunda-feira, vaga na final dos 100 m costas dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Desta forma, o brasileiro mantém a busca ao recorde nacional de medalhas de ouro: é dono de oito, mas às 23h08 (de Brasília) pode se igualar a Hugo Hoyama se vencer novamente.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

Na segunda série eliminatória, Thiago Pereira só foi mais lento que o americano Eugene Godsoe, que cravou 55s04. Com 55s50, o brasileiro avança de fase em boas condições de lutar pelo ouro, que seria a nona medalha dourada em Pan-Americanos e a terceira em Guadalajara - já venceu os 400 m medley e o revezamento 4x100 m.

"Vamos atrás da terceira. O objetivo é esse, trazer o maior número de medalhas para o Brasil", afirmou. Isso igualaria um recorde: porta-bandeira na cerimônia de abertura em Guadalajara, Hugo Hoyama tem nove ouros, marca que ainda pode aumentar em 2011.

Só no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, Thiago Pereira conquistou oito medalhas, sendo seis de ouro: 200 m e 400 m medley, 200 m costas, 200 m peito, 4x100 m e 4x200 m livre, prata nos 4x100 m medley e bronze nos 100 m costas. Quatro anos antes, em Santo Domingo, conquistou uma prata e um bronze. Em competições como Olimpíada e Mundial de Natação, no entanto, jamais chegou ao pódio.

Guilherme Guido também vai à final depois de fazer o quarto melhor tempo. Nadou a primeira série eliminatória e só não foi páreo para o americano David Russel, primeiro colocado. O brasileiro conseguiu tempo de 55s71, apenas 0s14 mais lento que o rival.

"Deu pra me poupar um pouco, esse foi o intuito. A gente tentou fazer a passagem pra final nos primeiros 50 m e, na volta segurar um pouco. Agora é descansar e a tarde ir atrás do índice olímpico", analisou o atleta, esperançoso por uma "dobradinha" com Thiago Pereira: "se fizermos a prova certinho, vai dar tudo certo e a gente pode ver as duas bandeiras do Brasil no pódio".

Natural de Limeira, Guilherme Guido passou a infância competindo contra César Cielo, a quem vencia no nado livre. Com a evolução nas piscinas, escolheu o costas como estilo principal, enquanto o ex-rival se transformava no mais rápido do mundo. Tem se destacado mais nas provas de revezamento - no Mundial de Natação em Piscina Curta de Dubai, em 2010, conquistou medalha de bronze no 4x100 m.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular. Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade