PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Thorpe fracassa em seletiva e está fora dos Jogos Olímpicos

17 mar 2012 - 21h04
(atualizado às 22h11)
Compartilhar

Cinco vezes campeão olímpico, o nadador australiano Ian Thorpe perdeu a última chance de participar dos Jogos Olímpicos de Londres, ao fracassar em se classificar às semifinais dos 100 m nado livre em uma prova seletiva australiana disputada na noite de sábado (domingo na Austrália), em Adelaide.

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Vote e eleja a mais bela atleta do Mundial Indoor de Istambul

Thorpe, que precisava terminar entre os 16 mais rápidos para se classificar às semifinais, fez o 21º melhor tempo da prova, com 50s35, atrás do campeão mundial James Magnussen, com 48,26 segundos. O campeão olímpico só disputou duas modalidades nas seletivas. Na sexta-feira ele não conseguiu se classificar para a final dos 200 m nado livre.

Para manter acesa a última esperança de nadar nas piscinas londrinas, Thorpe precisaria terminar entre os 6 primeiros nos 100 m livre, mas apesar de vencer sua bateria, seu tempo estava quase 0s2 atrás dos 16 mais rápidos para que pudesse avançar às semifinais.

"'Thorpey' sempre foi alguém que eu admirei como nadador, por isso é perturbador para ele e o restante de nós sente sua dor", disse Magnussen. "Seria maravilhoso tê-lo em Londres, é decepcionante que ele não vá estar lá e tudo o que eu posso fazer é focar na minha competição", acrescentou.

Trata-se de um golpe duro para Thorpe, que lançou seu retorno à natação competitiva 14 meses atrás, depois de cinco anos afastado do esporte. Aos 29 anos Thorpe, que conquistou um total de cinco medalhas de ouro nos Jogos de Sydney, 2000 e Atenas, 2004, tem suado para nadar próximo dos tempos que tinha em seu auge, mas colecionou uma série de resultados frustrantes desde seu retorno às piscinas.

O nadador, que ganhou o apelido de "torpedo" reinou nas piscinas entre 1998 e 2004, colecionando nove medalhas olímpicas, 11 títulos mundiais e 13 recordes mundiais.

Mais cedo, Thorpe prometeu o foco em sua volta, apesar de o sonho de nadar nas Olimpíadas de Londres ter virado um pesadelo durante as seletivas. "É o que pretendo. Eu gosto do que estou fazendo. Gosto de voltar a treinar, gosto de dar meu melhor na piscina e continuarei nadando até que eu sinta que não consigo dar mais nada de mim", declarou Thorpe após o revés da sexta-feira.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Com o tempo de 44min02s56, a nadadora baiana Ana Marcela Cunha ganhou medalha de ouro nesta sexta-feira nos 5 km da maratona aquática feminina, pelo Sul-Americano de Belém, no Pará
Com o tempo de 44min02s56, a nadadora baiana Ana Marcela Cunha ganhou medalha de ouro nesta sexta-feira nos 5 km da maratona aquática feminina, pelo Sul-Americano de Belém, no Pará
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade