Jogos Olímpicos - London 2012

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Esportes Aquático

 
 

Esportes » Esportes

 Jovem quebra recorde de 20 anos de Ricardo Prado
04 de maio de 2003 16h31

São Paulo - A histórica marca sul-americana de Ricardo Prado nos 200m medley, que já durava 20 anos, foi quebrada no domingo, durante o Troféu Brasil, por Diogo Yabe, de 22 anos. O seu tempo foi de 2m03s98, contra 2m04s10 de Ricardo Prado, obtido em Clovis, nos EUA, em 1983.

``Nadei com confiança e sabia que teria um bom resultado. Estou realizando o sonho de participar das minhas primeiras competições internacionais'', disse o jovem atleta. ``Apesar de ter superado a marca do Pradinho, sei que ainda tenho muito o que realizar para me igualar a ele como atleta. Quero melhorar esse tempo o máximo que der no Pan e no Mundial''.

Ricardo Prado disse esperar que suas outras marcas do continente sejam superadas no máximo até o ano que vem. ``Acho que meu tempo dos 200m vai ser batido até o final do ano e dos 400m livre, no ano que vem. Sei que os meninos podem conseguir tempos melhores ainda que este. O mais importante é que os recordes não demorem 20 anos para serem batidos'', disse o ex-atleta.

O atleta mais eficiente do Troféu Brasil foi o argentino José Meolans, do Pinheiros, com 184 pontos para o clube paulista, campeão do torneio, e Fernando Scherer, melhor índice técnico, na prova dos 50m borboleta.

Meolans venceu a prova dos 100 m livre neste domingo, deixando Gustavo Borges em segundo. 32 NADADORES O último dia do Troféu Brasil de natação definiu a equipe brasileira que disputará o Pan-Americano de Santo Domingo, em agosto deste ano. Após quatro seletivas, 32 nadadores se classificaram.

Já a equipe que irá para o Mundial da Espanha tem 34 atletas.

No último dia de finais, neste domingo, Flávia Delaroli melhorou o próprio recorde sul-americano dos 100m livre, que superara nas eliminatórias de sábado. Ela fez 56s28, contra os 56s76 do dia anterior. Flávia surge ao lado de Monique Ferreira, da Unisanta, como uma das grandes promessas de medalhas em provas individuais.

Os revezamentos estão formados e o famoso 4x100 m livre masculino brasileiro, dono de medalhas olímpicas, mundiais e pan-americanas, terá Gustavo Borges, Jáder Souza, Carlos Jayme Fernando Scherer, o Xuxa.

``Estou feliz com o que fiz no Troféu Brasil. Sei que posso nadar melhor e vou conseguir fazer um tempo em torno dos 48 segundos. Também já vou analisar junto meu técnico as provas que vou priorizar visando as Olimpíadas'', afirmou Xuxa.

O final do Troféu, que aconteceu no Rio de Janeiro, colocou o nome de mais uma jovem atleta no grupo de estreantes em Mundiais e Pan-Americanos. Talita Ribeiro, de 17 anos, foi o melhor tempo dos 100m costas e irá compor o revezamento 4x100m medley ao lado de Flávia Delaroli (livre), Patrícia Comini (peito) e Laura Azevedo (borboleta).

No feminino, o destaque foi Monique Ferreira, da Unisanta, sendo a melhor pelo índice técnico pela prova dos 400m livre e também a atleta mais eficiente, ou seja, que mais marcou pontos para o seu clube, 298.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.