Jogos Olímpicos - London 2012

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Esportes Aquático

 
 

Esportes » Esportes

 Nadador bate recorde de Ricardo Prado
06 de maio de 2004 13h09 atualizado às 13h09

O nadador Thiago Pereira bateu nesta quinta-feira o recorde sul-americano dos 400m medley no Troféu Brasil de Natação. A marca pertencia ao ex-atleta Ricardo Prado, feito em 1984, na Olimpíada de Los Angeles.

Thiago, que nasceu em 1986, superou o tempo de 4min18seg45 e fez 4min17seg62. O nadador já tem o índice olímpico para Atenas nos 200m e nos 400m Medley. ¿Acordei com a idéia de conseguir essa vitória e tentar bater o recorde, mas dentro da piscina não imaginava que conseguiria", disse ele após registrar a marca, que também é a nona melhor do mundo no ano até o momento. "Antes de eu nascer ele tinha quebrado o recorde, e agora eu consigo baixar esse tempo, então é muito emocionante."

Mesmo após o recorde, Thiago permanece com os pés no chão com relação aos Jogos de Atenas em agosto. Ele, que atualmente possui a terceira melhor marca do ano nos 200 metros medley, com 2min0s19, afirma que sua meta é alcançar a final olímpica.

À frente do brasileiro no ranking da Federação Internacional de Natação (Fina) estão o norte-americano Michael Phelps, com 1min56s80, e o japonês Jiro Miki, com 1min59s99. "Essa ainda é a minha primeira Olimpíada e encaro como um primeiro passo. Acho que final e todas as outras coisas só vou começar a criar expectativa quando já estiver em Atenas, nadando lá."

Thiago abriu mão de nadar o revezamento 4x200 livre em Atenas para focar sua preparação apenas nas provas medley. Caso o Brasil alcançasse a final no revezamento, o nadador teria sua preparação individual prejudicada.

O ex-recordista Ricardo Prado, que entregou a medalha a Thiago após a vitória nos 400 metros medley, disse que está muito contente em ver que sua marca foi superada.

O agora comentarista de televisão afirmou que com certeza a marca será baixada outras vezes até o final do ano, seja por Thiago ou por Lucas Salatta, que também está classificado para Atenas.

Lucas Salatta, que ontem também conseguiu o índice nos 400m, chegou na segunda posição da final de hoje, com o tempo de 4min20seg64.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.