PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Batalha de clubes acirra rivalidade da natação em Santos

30 abr 2010 - 14h49
(atualizado às 16h56)
Compartilhar

Na próxima segunda-feira (03) começa o 50º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Maria Lenk, em Santos. Além da competição individual entre os melhores nomes da natação brasileira, a rivalidade entre clubes promete acirrar a disputa no parque aquático da Universidade Santa Cecília.

O Flamengo, com doze títulos, foi por anos o clube mais vitorioso do torneio. No entanto, desde 2003 o Esporte Clube Pinheiros vence o Brasileiro Absoluto, alcançando os rubro-negros, e agora também soma doze títulos. Alberto Silva, chefe técnico da natação do Pinheiros, disse que o clube está confiante e treinando bem para passar o adversário carioca.

"Desde que sou supervisor sempre buscamos o potencial de cada atleta, seus melhores índices técnicos. Se a soma disso nos colocar no pódio, ótimo. Esse não era o objetivo maior, mas já que os sete títulos aconteceram, o interessante é conquistar o oitavo porque o desempate pode acontecer a qualquer hora. O Flamengo fez isso nos anos 80 (a equipe venceu de 80 a 87). Se não for agora, vai demorar muito pra acontecer", projetou.

O Pinheiros tem uma equipe bastante numerosa, com vários integrantes de seleções nacionais, com destaque para Felipe França Silva, prata no Mundial de Roma 2009 e recordista mundial da prova até a realização da competição na Itália, em julho do ano passado. Já o Flamengo contratou o campeão olímpico Cesar Cielo, além de Nicholas Santos e Henrique Barbosa.O clube carioca está empenhado num trabalho de reestruturação para retomar a antiga forma nas piscinas nacionais.

"O objetivo é resgatar o nome do Flamengo, tão vitorioso na natação. O título ainda é difícil, mas estamos nos reestruturando. Também queremos algumas medalhas individuais importantes", afirmou Marco Veiga, técnico do rubro-negro. O Minas Tênis, dono de sete títulos, conta com Thiago Pereira em despedida do clube por onde competiu por oito anos, pois já está acertada sua mudança para o Corinthians após a disputa em Santos. Ele e Joanna Maranhão, outra atleta do Minas, entram em cena em várias das provas durante a semana.

O clube de Belo Horizonte terá ainda o tunisiano Oussama Mellouli, campeão olímpico dos 1500m livre nos Jogos de Pequim-2008 e do Mundial de Roma-2009, e o austríaco Markus Rogan, prata nos Jogos de Atenas-2004 nos 100m e 200m costas, quarto nos 200m costas nos Jogos de Pequim, e ex-recordista mundial da mesma prova em piscina curta. 

"O time vem forte e completo. Estou bem otimista porque vamos começar uma nova etapa, junto com a nova fase da competição, que agora tem semifinais. Estamos confiantes em resgatar a força do Minas Tênis. Ano passado já ficamos bem próximos do título e este ano estamos trabalhando desde o começo para buscar o campeonato", disse Fernando Vanzella, técnico do Minas Tênis. Fluminense e Botafogo vem em seguida na lista de títulos, com cinco vitórias cada um. O Fluminense terá Kaio Márcio Almeida, recordista mundial dos 200m borboleta em piscina curta, finalista olímpico e Mundial.

O Corinthians soma três vitórias na história da competição e não poderá contar ainda com Thiago Pereira, mas já tem uma das melhores fundistas brasileiras, Poliana Okimoto, vestindo sua touca.

Campeão olímpico, Cesar Cielo, é uma das estrelas do Flamengo na disputa do Maria Lenk
Campeão olímpico, Cesar Cielo, é uma das estrelas do Flamengo na disputa do Maria Lenk
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade