Jogos Olímpicos - London 2012

Jogos Olímpicos - London 2012 - De 27 de julho a 12 de agosto de 2012

 

Esportes Aquático

 
 

Esportes » Esportes

 Liberação de Cielo é banho de água fria em rivais, diz técnico
21 de julho de 2011 09h23 atualizado às 10h01

Para Albertinho, Cielo estará no pódio nas provas de velocidade. Foto: EFE

Para Albertinho, Cielo estará no pódio nas provas de velocidade
Foto: EFE

Leandro Miranda
Direto de Xangai

O técnico Alberto Silva comemorou, nesta quinta-feira, a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) que liberou seu pupilo Cesar Cielo para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai. O treinador aproveitou, também, para ironizar os rivais que torceram para que o nadador brasileiro fosse suspenso por doping.

Apesar de dizer que não se importa com a opinião adversários, Albertinho admitiu que a decisão da CAS foi um "banho de água fria" para os rivais de Cielo. "Eles (adversários) podem ter achado que teriam mais um lugar vago no pódio. Mas o Cesão vai estar lá para ocupar", disse o treinador.

"O que vi em Paris (em torneio disputado em junho) foi que os adversários ficam muito incomodados com a presença dele, independente de tudo o que aconteceu. Ele mostrou a todo mundo que está bem preparado e que é o cara das provas de velocidade mesmo", afirmou, confiante.

No julgamento de Cesar Cielo na última quarta-feira, um fato que chamou atenção foi o grande número de jornalistas da França, país de origem dos principais adversários do brasileiro nas provas individuais como Frédérick Bousquet e Alain Bernard (50 m livre) e Fabien Gilot (100 m).

Flagrado em um exame antidoping no Troféu Maria Lenk, em maio, juntamente com os também brasileiros Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, Cielo foi apenas advertido pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA). Nesta semana, a CAS manteve essa punição, o que deixa Cielo livre para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai a partir deste domingo.

Entenda o caso

O velocista Cesar Cielo teve resultado adverso para a substância proibida furosemida em um exame antidoping feito no Troféu Maria Lenk, realizado em maio, no Rio de Janeiro. Além dele, campeão olímpico e mundial, outros três nadadores brasileiros também foram flagrados: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa.

De acordo com nota da CBDA, divulgada em 1º de julho, os envolvidos declinaram do direito de realização da amostra B e definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, o que comprovou que não houve aumento dos seus desempenhos - fato que não ocorreu nesta competição. Desta forma, a entidade optou apenas por uma advertência aos quatro atletas uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte deles no episódio. O próprio Cielo, em nota oficial divulgada posteriormente, disse que "em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia".

No entanto, a Fina (Federação Internacional de Natação) resolveu recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para tomar uma decisão se os quatro deveriam ou não ser punidos pelo uso da substância, seguindo as regras das leis antidoping da Fina. Os nadadores foram ouvidos em 20 de julho, em Sheshan, na China. Em seguida, o tribunal analisou os depoimentos e as provas para anunciar no dia 21 o resultado do julgamento.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu apenas manter a advertência dada pela CBDA a Cesar Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa. Somente Vinícus Waked, que é reincidente em caso de doping, foi punido. Menos badalado do quarteto, o nadador recebeu um ano de gancho. Ele já havia sido suspenso por dois meses em fevereiro de 2010, também por ingerir substância proibida.

Como os resultados dos quatro nadadores desde o Maria Lenk foram anulados, Henrique Barbosa e Nicholas Santos perderam a classificação ao Mundial, pois haviam feito os índices necessários para participar durante a competição no Rio de Janeiro. Cielo já estava classificado antes disso, enquanto Waked não obteve índice. Além do Mundial, Cesar Cielo está liberado para disputar a Olimpíada de Londres, em 2012.

Dos quatro flagrados no exame, apenas Henrique Barbosa não faz parte do P.R.O 2016 (Projeto Rumo ao Ouro), idealizado por Cielo com vistas a Olimpíada do Rio de Janeiro. O nadador é também um dos destaques do Flamengo. No Troféu Maria Lenk, competição na qual os atletas foram flagrados, Cielo foi surpreendido pelo compatriota Bruno Fratus na prova dos 100 m nado livre, uma de suas especialidades, ficando em segundo. No entanto, levou ouro nos 50 m livre, 50 m borboleta e nos revezamentos 4x50 m livre, 4x100 m livre e revezamento 4x100 m medley. Todos os resultados dele e dos outros nadadores flagrados na competição foram cancelados.

Menos conhecido entre os quatro nadadores, Waked, 23 anos, já havia sido suspenso por dois meses ainda neste ano por uso da substância isometepteno. Na época, ele se defendeu alegando que utilizou um remédio para dor de cabeça.

Terra
  1. A Corte Arbitral do Esporte decidiu não punir o nadador Cesar Cielo por conta do exame positivo para o diurético furosemida realizado em maio, durante a disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro; com isso, o brasileiro está liberado para a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai

    EFE
    Foto: EFE

  2. Cielo manteve o silêncio que vem desde a divulgação de seu exame positivo para o diurético furosemida, em 1º de julho, e não falou com a imprensa

    EFE
    Foto: EFE

  3. O nadador brasileiro deve treinar novamente na sexta-feira na piscina principal de competição

    EFE
    Foto: EFE

  4. A primeira prova de Cielo será a eliminatória dos 50 m borboleta, já no próximo domingo

    EFE
    Foto: EFE

  5. Um bom desempenho de Cielo em Xangai deixará a polêmica do doping de lado

    EFE
    Foto: EFE

  6. Os companheiros de Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa também foram absolvidos; apenas Vinícius Waked foi punido por ser reincidente no caso de doping

    EFE
    Foto: EFE

  7. A audiência, que aconteceu em Sheshan, durou quase seis horas e teve a presença dos quatro nadadores, membros da CBDA e do advogado americano Howard Jacobs, especialista em casos de doping

    EFE
    Foto: EFE

  8. Cielo treinou normalmente no Oriental Sports Center, centro aquático que recebe as competições na China

    EFE
    Foto: EFE

  9. Cielo é o atual campeão mundial das provas de 50 m e 100 m livre

    EFE
    Foto: EFE

  10. Absolvido, Cielo será a grande esperança de medalha para o Brasil no Mundial de Xangai

    Foto: AP

/esportesaquaticos/foto/0,,00.html