PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Dinamarquesa do Corinthians brilha e se destaca na 1ª noite de finais

24 abr 2012 - 21h22
Compartilhar

Uma dinamarquesa de 24 anos contratada para representar o Corinthians se tornou o destaque da primeira noite de finais do Troféu Maria Lenk, disputado no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, Lotte Friis ofuscou brasileiros e até a estrela francesa Laure Manaudou: venceu suas duas provas - 200 m livre e 1.500 m livre - e, com duas medalhas de ouro, chamou a atenção do público na capital fluminense.

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Friis é dona de uma medalha olímpica: bronze nos 800 m livre em Pequim 2008. Desde então, evoluiu muito nas provas de fundo, com direito a dois títulos europeus em 2010, nos 800 m e 1500 m livre. Em Mundiais, também detém dois títulos: 800 m livre na edição de Roma 2009 e 1500 m livre em Xangai 2011. Apesar disso, foi bem em uma prova mais rápida no Parque Aquático Maria Lenk: os 200 m livre.

Na primeira final da terça-feira, a dinamarquesa deixou para trás a brasileira Manuella Lyrio, segundo colocada, e a francesa Laure Manaudou, do EC Pinheiros, que decepcionou com a terceira posição. Poucos minutos depois, a estrela da natação, famosa por suas polêmicas fora das piscinas, caiu na água para a final dos 50 m costas e também não conseguiu a vitória: terminou na segunda colocação, atrás de Fabíola Molina.

A vitória de uma das mais experientes nadadoras brasileiras, ainda que seja em uma prova que não faz parte do programa olímpico, é importante por ser sua primeira disputa desde que se encerrou a punição por doping determinada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Por ser flagrada no exame pela substância methylhexaneamine, ela foi suspensa por seis meses. Como já havia cumprido dois na época da decisão, ficou fora os últimos quatro.

Fabíola e Manaudou puderam ver de longe, mais tarde, na última prova da noite, o segundo triunfo de Lotte Friis: ouro nos 1.500 m, uma de suas especialidades. "O Corinthians me ajudou muito. É um bom time, e os torcedores me apoiam bastante", disse, em inglês, ao Sportv após a vitória. Antes, ela havia elogiado o nível do evento: "eu sei que está todo mundo se esforçando ao máximo para conseguir bons tempos, e essa foi um dos motivos pelo qual aceitei vir aqui: para ter experiência de competição".

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Com duas medalhas de ouro, Lotte Friis foi a grande vencedora da primeira noite de finais
Com duas medalhas de ouro, Lotte Friis foi a grande vencedora da primeira noite de finais
Foto: Satiro Sodré/Agif / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade