PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Comitê americano nega anúncio ilegal e "garante" medalhas de Phelps

21 ago 2012 - 14h58
Compartilhar

Envolto em uma polêmica devido a uma possível propaganda ilegal, Michael Phelps não perderá nenhuma de suas 22 medalhas olímpicas. Pelo menos foi isso o que assegurou Patrick Sandusky, porta-voz do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

» Veja as mais belas atletas, torcedoras e cheerleaders de Londres 2012

» Vote na maior decepção brasileira nos Jogos de Londres

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja os resultados dos Jogos de Londres

"Até onde o Comitê Olímpico Americano sabe, Michael Phelps fez as fotos para a campanha da Louis Vuitton para uma divulgação posterior ao prazo (estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional). Se saiu antes, isso não é problema nosso. A campanha começou depois do prazo", escreveu Sanduky em sua conta no Twitter.

A possibilidade de Phelps perder as medalhas conquistadas nos Jogos de Londres foi levantada devido à publicação de algumas fotos da campanha publicitária que ele fez para a grife francesa terem sido divulgadas na Internet em 12 de agosto. Como o COI proíbe que os atletas façam anúncios de marcas que não patrocinam a Olimpíada durante o período entre 18 de julho e 15 de agosto, as fotos poderiam provocar uma punição ao maior medalhista olímpico de todos os tempos.

A equipe ligada a Phelps alega, no entanto, que as fotos realmente só seriam veiculadas após o prazo estabelecido pelo COI, o que foi confirmado pela marca francesa. Nesse caso, uma divulgação acidental motivada pelo roubo das imagens não seria configurada uma violação à regra.

Com 22 medalhas olímpicas no total, Phelps quebrou o recorde de Latynina, 77 anos, que ostentava 18 pódios. O americano, 27 anos, anunciou a aposentadoria após a Olimpíada de Londres e poderia perder os quatro ouros (100 m borboleta, 200 m medley e revezamentos 4x200 m livre e 4x100 m medley) e as duas pratas (200 m borboleta e revezamento 4x100 m livre) ganhas em Londres em função da campanha publicitária.

Phelps poderia perder medalhas de Londres devido a campanha proibida por COI
Phelps poderia perder medalhas de Londres devido a campanha proibida por COI
Foto: Getty Images
Fonte: Lancepress!
Compartilhar
Publicidade