1 evento ao vivo

Esquiador suíço é autorizado a utilizar amarras diferentes

19 fev 2010
16h49
atualizado às 23h31

O esquiador suíço Simon Ammann foi autorizado a continuar usando amarras diferentes em suas botas, apesar das reclamações de que elas haviam beneficiado o seu desempenho na prova de ski jumping, que ele venceu no último sábado. A decisão foi da Federação Internacional de Esqui (FIE).

A equipe austríaca alegou que o equipamento de Ammann permitiu a ele um desempenho melhor do que os seus rivais e pediu que a prática fosse impedida pela federação. Sepp Gratzer, responsável pela FIE, afirmou que os equipamentos eram perfeitamente legais.

"Na minha opinião, o equipamento utilizado por ele está dentro das regras. No regulamento, não vi nenhuma ressalva que pudesse ser feita contra o que foi utilizado", disse.

A equipe de esqui da Suíça afirmou que os austríacos estavam colocando a questão das amarras como desculpa para o baixo desempenho de sua equipe. Os austríacos têm quatro dos cinco principais saltadores, mas conseguiram apenas uma medalha de bronze.

Entenda as provas de ski jumping

O ski jumping é disputado apenas por homens na Olimpíada de Vancouver. O competidor tem que saltar a maior distância possível com o esqui e a qualidade do movimento também é avaliada pelos juízes. A final reúne 50 atletas (35 vindos da qualificação e os 15 melhores do ranking).

As provas individuais são divididas em rampa grande (120m) e rampa normal (90m). A única alteração é justamente o ponto no qual o atleta prepara o salto. Há ainda a prova por equipes, formada por quatro atletas. Todos saltam individualmente e têm os pontos somados. A equipe que pontuar mais no total fica com o ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Terra conversa com campeão olímpico do ski jumping
Fonte: Terra
publicidade