3 eventos ao vivo

Estrangeiros testam raia olímpica, e Seleção é definida

24 fev 2013
16h23
atualizado às 18h23
  • separator
  • 0
  • comentários

Local destinado para as disputas das provas de vela nos Jogos Olímpicos de 2016, a Baía de Guanabara já recebe a atenção de competidores de todo o mundo neste início de 2013. Várias delegações foram ao Rio de Janeiro nesta última semana para conhecer a raia em que serão disputadas as competições e testar suas instalações.

A chegada dos 15 atletas estrangeiros aconteceu na Semana Brasileira de Vela, evento que definiu quem serão os representantes brasileiros para a temporada. Além de treinadores e chefes de equipe buscando informações sobre o vento da cidade, medalhistas olímpicos como Marina Alabau, da Espanha, e Nick Dempsey, do Reino Unido, já treinaram para se preparar para as competições do ano.

Robert Scheidt, brasileiro com maior número de medalhas em Olimpíadas, declarou que a ida pra o país onde serão disputadas provas de grande importância é normal na modalidade. "A vela é um esporte onde é imprescindível competir no local onde serão as competições olímpicas. No último ciclo olímpico, ainda na Star, eu e Bruno Prada testamos inúmeras vezes a raia de Weymouth, na Inglaterra. Os atletas de fora precisam dessas informações para ter um desempenho favorável".

O cipriota Andreas Cariolou, além de destacar a importância da vinda ao Brasil antes da competição, afirmou que é fundamental conhecer o local da prova também na mesma época do ano em que será realizada a disputa. "Faz parte da modalidade treinar no país-sede de uma competição importante. Gosto muito do clima local e espero vir ao Brasil em agosto para simular as reais condições climáticas".

Em busca de um bom desempenho nos Jogos, a Semana Brasileira de Vela definiu quais são os atletas que representarão o País na temporada 2013 e apresentou algumas novidades. Na Laser Radial, Fernanda Decnop tirou a hegemonia de Adriana Kostiw. Sem surpresa, Robert Scheidt foi o destaque e ficou com o título da Laser.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram na 470 do feminino e Fábio Pillar e Samuel Albrecht no masculino. Na Finn, Jorge Zarif superou Bruno Prada. Ricardo Bimba Winicki e Patricia Freitas confirmaram o favoritismo e foram melhor na RS:X. André Fonseca e Francisco Andrade são os melhores na 49er, enquanto Martine Grael e Kahena Kunze são os destaques da 49er FX.

Confira a equipe brasileira para a temporada 2013:

Laser - Robert Scheidt
Laser Radial - Fernanda Decnop
470 Masculino - Fábio Pillar/Samuel Albrecht
470 Feminino - Fernanda Oliveira/Ana Barbachan
Finn - Jorge Zarif
49er - André Fonseca/Francisco Andrade
49er FX - Martine Grael/Kahena Kunze
RS:X Masculino - Ricardo Bimba Winicki
RS:X Feminino - Patricia Freitas

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade