PUBLICIDADE

Estreante no Dakar, Adrien se prepara guiado por dicas de Jean Azevedo

8 out 2015 - 20h48
Compartilhar
Exibir comentários

O francês Adrien Metge será o companheiro do brasileiro Jean Azevedo no Rally Dakar 2016. Representante do Brasil na equipe Honda South America Rally Team, o motovelocista irá percorrer os 9 mil quilômetros da prova off-road pela primeira vez. Embora não tenha muita experiência na categoria, o piloto de 29 anos está aproveitando ao máximo os conselhos do versado Jean, hexacampeão do Rali dos Sertões e que disputará o Dakar pela 18ª vez no próximo ano.

"Estou treinando muito, mas não tenho experiência para saber como me preparar para esse tipo de prova. Eu faço muitas perguntas para o Jean, principalmente sobre preparo físico e ritmo, porque eu já disputei MotoCross e Anduro e a rotina de treinos é bem diferente", afirmou Adrien em coletiva realizada no Salão Duas Rodas 2015. "Nessas provas é preciso andar forte o tempo todo, mas o Dakar é mais duro. Como o percurso é muito longo, preciso acertar o ritmo para não andar forte demais e talvez correr o risco de cair ou cansar. Tenho que encontrar um bom ritmo para conseguir terminar a prova", acrescentou. 

Jean não é o único exemplo a ser seguido por Adrien. Michael, irmão mais velho do francês e piloto da Honda Racing Corporation (HRC Rally Team), estreou na maior competição off-road do planeta em 2013. O pai dos pilotos competiu no Dakar com carro e caminhão, enquanto seu primo, o célebre René Metge, foi tricampeão da prova nos carros (1981, 1984 e 1986), quando a largada ainda era dada em Paris.

[gallery-post id="2101271"]

“Eu também pergunto muita coisa para o meu irmão. Faz tempo que ando de moto, mais de 20 anos, e já disputei diversas categorias, mas esse rali é diferente. Estou muito feliz. A vontade de aprender é muito grande e buscarei contribuir com o Jean para garantirmos o melhor resultado possível”, garantiu o piloto, que está no Brasil há um ano e tem se destacado nas competições nacionais: venceu a categoria Production Aberta no Rally dos Sertões 2015 e terminou em terceiro lugar na geral das motos.

Jean, por sua vez, está no Marrocos substituindo o irmão de Adrien na última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Michael sofreu uma queda e se lesionou, e a HCR Rally Team convocou o brasileiro para o posto. O piloto de São José dos Campos acredita que a experiência dará ainda mais motivação para o Dakar, além de ser uma boa oportunidade de praticar com CRF 450 Rally, nova moto da equipe.

"Essa participação no Rally de Marrocos está sendo um excelente preparativo para o próximo Dakar. Estou muito motivado. Será um percurso com pouca areia e grande altitude, passando por caminhos montanhosos na Argentina, mas a moto evoluiu bastante, está muito competitiva. O objetivo é alcançar os melhores resultados possíveis a partir da experiência adquirida em 2015 com a HSA Rally Team. Com certeza vamos estar mais preparados e o time todo buscará um bom resultado", assegurou o competidor de 41 anos.

Além de Jean Azevedo e Adrien Metge, outros dois pilotos competirão a bordo de uma CRF 450 Rally: Javier Pizzolito e Kevin Benavides, que defenderão a Honda Argentina. Pizzolito tem 35 anos e já participou de seis edições do Dakar, enquanto Benavides fará sua estreia. O argentino de 26 anos foi campeão do Desafio Guarani 2015, no Paraguai, que faz parte do Dakar Series - provas preparatórias para o torneio principal.

O Rally Dakar 2016 será realizado entre os dias 3 e 16 de janeiro, com largada em Buenos Aires e chegada em Rosário, na Argentina. A competição também passará pela Bolívia.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade