PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Estreia do futebol de 5 e início do atletismo; veja destaques da 6ª

30 ago 2012 - 22h43
(atualizado às 22h44)
Compartilhar

Após conquistar três medalhas logo no primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Londres, o Brasil estreia, nesta sexta-feira, em esportes tradicionais do País em Paralimpíadas, como o atletismo e o futebol de 5. Os atletas nacionais ainda debutam em outros quatro esportes e prosseguem nas disputas da natação, além de outras modalidades que se iniciaram nesta quinta.

» Confira 100 fotos da Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Londres

» De bocha a goalball, conheça os esportes dos Jogos Paralímpicos

No atletismo, o Brasil contará já com nove dos 35 atletas brasileiro que irão competir no esporte. A modalidade, que é a que mais deu medalhas paralímpicas para a nação verde-e-amarela (91 de um total de 187), terá nesta sexta-feira Marivana Nóbrega (F35/36), Vanderson Silva (F57/58), Claudiney Santos (F57/58) e André Oliveira (F42/44), que já estão nas finais das provas de campo, além de André Andrade (T13), Carlos Bartô (T11), Odair Santos (T11), Emicarlo Souza (T46) e Yohansson Nascimento (T46), que disputam baterias. Também aparece no primeiro dia do atletismo Lucas Ferrari, na eliminatória dos 200 m rasos.

Já no futebol de cinco, que deu medalha de ouro para o Brasil em Atenas 2004 e Pequim 2008, o Brasil estreia contra a França, atual campeã europeia e uma das favoritas ao lado da Seleção. Outra estreia brasileira é no remo adaptado, com direito a oito remadores e um timoneiro nacional. Os destasques são a medalhista de bronze em Pequim 2008 Josiane Lima, que disputa o Double Skiff Misto ao lado de Isaac Ribeiro, e a multicampeã internacional Cláudia Santos, no Single Skiff.

A Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado, por sua vez, começa nesta sexta-feira a busca por uma melhora em relação ao sexto lugar obtido em Pequim. Com um time renovado, a intenção dos atletas agora é chegar ao pódio. "Estamos confiantes de que desta vez iremos beliscar uma medalha. No ciclo entre Pequim e Londres participamos de mais competições internacionais, que reforçaram nossa preparação. Além disso, temos dois atletas com experiência internacional e que competiam no vôlei convencional", afirmou o capitão do time, Renato Leite.

No ciclismo, o País terá a estreia de João Schwindt e Soelito Gohr, grandes medalhistas em Parapans, na prova contra o relógio individual. O último esporte com estreia brasileira nesta sexta é o tiro esportivo, que tem apenas Carlos Garletti como representante nacional em Londres.

O Basil também contará com atletas na natação, entre eles André Brasil, que levou uma medalha de prata já nesta quinta-feira. O País ainda seguirá na disputa do hipismo, tênis de mesa e judô. Já no goalball, as Seleções masculina e feminina, que venceram na estreia, voltam à ação nesta sexta.

Após vitória na estreia, Seleção de goalball volta à ação nesta sexta-feira
Após vitória na estreia, Seleção de goalball volta à ação nesta sexta-feira
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade