0

EUA elegem as suas "queridinhas" para a patinação

26 jan 2010
10h49
atualizado às 11h00

Anotem estes nomes: Mirai Nagasu e Rachael Flatt. Elas são as novas "queridinhas" dos americanos e irão representar os Estados Unidos na patinação artística feminina dos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam no próximo dia 12 de fevereiro em Vancouver. Mais do que isso, elas terão a responsabilidade de melhorar o desempenho do país na modalidade, que terminou a última Olimpíada sem qualquer medalha de ouro e na terceira colocação, atrás de Rússia (três ouros) e Japão (um ouro), primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Até por este desempenho, os Estados Unidos resolveram investir em patinadoras jovens e promissoras. Mirai Nagasu, por exemplo, tem apenas 16 anos e já venceu o campeonato nacional em 2008 e a final do Grand Prix Junior na temporada 2007/2008. Rachael Flatt, por sua vez, tem 17 anos e faturou o campeonato nacional deste ano e o Mundial júnior de 2008. As duas, porém, vão disputar pela primeira vez os Jogos de Inverno, barrando até mesmo a sensação Sasha Cohen, que disputou Turim 2006 e depois decidiu se afastar das competições.

A expectativa das novatas pela estreia na principal competição dos esportes de inverno é tanta que só não supera o bom humor. "Estou animada com a quantidade de material gratuito que vamos receber", brincou Nagasu ao comentar a confirmação da vaga nos Jogos Olímpicos. "Espero que a medalha também venha", complementou a atleta, que ainda se mostrou animada com a possibilidade de assistir outras modalidades, "já que temos os melhores lugares por sermos atletas".

Nem mesmo o fato de enfrentarem adversárias mais experientes desanima as americanas, que esperam surpreender em Vancouver. "Temos que abraçar este desafio. Tenho certeza que estamos preparadas para ele. Somos jovens e corajosas", acrescentou Flatt, sem qualquer medo de encarar a sul-coreana Kim Yu-Na e as japonesas Mao Asada e Miki Ando, além da canadense Joannie Rochette, todas favoritas à conquista das principais medalhas em Vancouver.

Nagasu e Flatt, campeã e vice no último campeonato nacional, vão compor equipe dos EUA em Vancouver
Nagasu e Flatt, campeã e vice no último campeonato nacional, vão compor equipe dos EUA em Vancouver
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade