PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

EUA vencem Canadá e quebram jejum de 50 anos no hóquei

21 fev 2010 - 23h57
(atualizado em 22/2/2010 às 04h53)
Compartilhar
Tarian Chaud
Direto de Vancouver

Canadá e Estados Unidos fizeram um dos mais aguardados confrontos de hóquei da Olimpíada, neste domingo. E quem se deu melhor foram os americanos, que não venciam o clássico desde os Jogos de Inverno de 1960, para frustração da fanática torcida canadense que coloriu de vermelho e branco o ginásio Canada Hockey Place.

A vitória de 5 a 3 do time comandado pelo técnico Ron Wilson começou graças a Brian Rafalski, capitão assistente e defensor com qualidades de artilheiro. Ele fez os dois primeiros gols americanos no primeiro período, levando a vantagem para o intervalo, mesmo com o gol de Eric Staal, do Canadá.

No começo do segundo tempo, o atacante Rick Nash fez de tudo para empatar o jogo, o que só aconteceu com Dany Heatley, 29 anos, considerado o principal jogador da liga americana e canadense (NHL) na temporada 2007/08. Porém, logo na sequência, Chris Drury calou o ginásio novamente e voltou a abrir vantagem contra os donos da casa no último minuto da etapa.

Na volta para o terceiro período, os americanos aproveitaram a vantagem numérica no ringue de gelo, chamada de "power play", e ampliaram com o capitão Jamie Langenbrunner. A partir daí, a pressão foi toda canadense, que chegou ao terceiro gol com Sidney Crosby, mas levou mais um de Ryan Kesler, quando tinha tirado o goleiro para colocar mais um atleta de linha.

"É um jogo incrível para se jogar. Apesar de o ambiente ser hostil, é muito divertido. Ainda mais quando saímos vencedores", comemorou Langenbrunner logo após a histórica vitória americana.

Pelo lado canadense, lamentações não faltaram. "Começamos o jogo com muito nervosismo. Melhoramos depois, mas não foi o suficiente para virar o placar. Ainda bem que temos mais chances para continuar na briga pela medalha de ouro", disse o jogador Jarome Iginla.

Com o resultado, os EUA se classificaram diretamente para as quartas de final do torneio olímpico, enquanto o Canadá precisará passar por um jogo extra para avançar na competição.

Entenda o torneio de hóquei no gelo dos Jogos de Inverno

Esporte mais popular do Canadá, país-sede da Olimpíada, o hóquei no gelo é disputado em três tempos de 20 minutos, com o relógio parando a cada interrupção da partida e 15 minutos de intervalo após o primeiro e o segundo período. As equipes se enfrentam em times de seis jogadores e tentam acertar o gol adversário com uma espécie de disco (puck).

Em Vancouver, os 12 países participantes foram divididos em três chaves de quatro. O vencedor de cada grupo avança à fase final, disputada em mata-mata. Em caso de empate após os três tempos, os times se enfrentam em prorrogação com "gol de ouro". Nova igualdade e a disputa vai para a disputa de shootouts.

Durante os shootouts, os jogadores fazem cobranças alternadas, partindo sozinhos em direção ao gol para tentar superar o goleiro adversário.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Hóquei no Gelo (M) - GER 5 x 3 BLR:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade