4 eventos ao vivo

Ex-piloto da F1 que perdeu as pernas mira ouro em Londres

23 dez 2011
15h46
atualizado às 16h20

Ex-piloto da Fórmula 1, Alessandro Zanardi é um exemplo de volta por cima. O italiano sofreu, em 2001, um acidente em uma prova da Champ Car que o fez perder as duas pernas. Porém, conseguiu superar as adversidades e agora é um dos favoritos para as Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, no ciclismo com as mãos.

» Veja conquistas amorosas dos atletas que podem brilhar em Londres
» Confira os brasileiros que já garantiram vaga nos Jogos de Londres

Na batida em 2001, Zanardi perdeu o controle na saída dos boxes e atravessou a grama, chocando-se com o carro de Alex Tagliani, que estava a mais de 320 km/h. O impacto fez o bólido do italiano se partir em dois.

Zanardi apagou quase instantaneamente e só acordou apenas uma semana depois, no hospital, com a mulher chamando pelo nome dele e já sem as duas pernas. Antes de amputá-las, quase morreu: os médicos disseram que o coração do italiano parou sete vezes durante os procedimentos.

Atualmente com 45 anos, o ex-piloto da Fórmula 1, competição na qual passou pelas equipes Jordan, Minardi, Lotus e Williams, se prepara para competir com atletas que tem a metade da idade dele na Paraolimpíada 2012. Zanardi está classificado para as provas dos 20 km contra o relógio e para o ciclismo de estrada.

O plano do italiano não é só competir, mas ganhar. E a história de superação dele é o suficiente para colocá-lo entre os favoritos: após passar por uma depressão, voltou a disputar provas automobilísticas usando próteses feitar por ele próprio e ganhou quatro Campeonatos Alemães de turismo de carro.

No ciclismo de mãos, os números do italiano são impressionantes, apesar de ele só ter entrado para o esporte em 2007. Alessandro Zanardi é considerado o melhor da modalidade, inclusive, fechou a temporada vencendo a Maratona de Nova York, no mês de outubro de 2011. A diferença de idade em relação aos outros competidores não é um limite para ele.

"Tem um holandês que terá 21 anos quando chegar em Londres. Ele é muito forte, mas o que você pode fazer? Eu estou velho, mas não me desencorajo por isso. Além disso, a coisa mais excitante é tentar levar a medalha de ouro, para sair todo dia e treinar com o ouro na mente", afirmou ao jornal britânico Telegraph, aproveitando para dizer que o que lhe move é a possibilidade de conseguir disputar o topo.

"Se eu chegar em Londres e ver que os outros atletas são simplesmente mais talentosos que eu e eu terminar em quinto ou sexto, não iria significar que eu estou perdendo meu tempo. Porque acreditar que é possível e fazer isso é a parte divertida", contou.

Longe há mais de 10 anos da F1, ele diz que ainda continua assistindo a todas as provas da competição e que o inglês Lewis Hamilton é o piloto mais talentoso que já viu. Com uma carreira marcada pela superação, o próprio ex-piloto sabe que não importa o resultado em Londres: já é um vencedor.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Após perder as duas pernas em acidente, Alessandro Zanardi disputará o ciclismo da Paraolimpíada de 2012
Após perder as duas pernas em acidente, Alessandro Zanardi disputará o ciclismo da Paraolimpíada de 2012
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade