0

Favorito reage no fim e dá ouro à Noruega no cross country

22 fev 2010
18h52
atualizado às 21h30

Favorito no cross country, Peter Northug arrancou nos metros finais da prova desta segunda-feira e deu a medalha de ouro à Noruega no estilo sprint por equipes nos Jogos de Inverno de Vancouver.

A Alemanha, que havia conquistado o ouro na prova feminina, ficou com a prata entre os homens, enquanto a Rússia obteve a medalha de bronze.

A medalha de ouro serve também como uma resposta de Northug aos críticos, já que o norueguês, considerado o melhor do mundo no cross country, estava pressionado por não ter conseguido vencer nenhuma das três provas que disputou anteriormente (foi bronze no sprint clássico individual).

Nesta segunda-feira, Northug recebeu o bastão de seu parceiro Oeystein Pettersen e poupou seu fôlego para os metros finais, quando arrancou e ultrapassou o então líder Axel Teichmann, da Alemanha, cravando, no total, 19min01s0, para a Noruega.

Entenda a prova de velocidade por equipes do esqui cross-country

A prova de velocidade por equipes do esqui cross-country é disputada no estilo livre, quando o atleta desliza o esqui em vez de dar passos alternados, e por duplas formadas por esquiadores de uma mesma nacionalidade.

Cada membro percorre cerca de 1,5 km três vezes antes de dar lugar a seu companheiro com um toque dentro de uma zona designada para isso (só neste momento que pode haver a troca). No total, são seis voltas na prova. Os cinco melhores países de cada uma das duas chaves vão à final e disputam o ouro. Ganha quem terminar o percurso mais rapidamente.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Capotagem no bobsled "queima" costas de atleta
Fonte: Terra
publicidade