PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Federação crítica exclusão da luta olímpica nos Jogos de 2020: "aberração"

12 fev 2013 - 15h16
(atualizado às 16h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Luta olímpica terá de disputar com outras modalidades para entrar como esporte adicional nos Jogos de 2020</p>
Luta olímpica terá de disputar com outras modalidades para entrar como esporte adicional nos Jogos de 2020
Foto: Getty Images

A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de retirar a luta olímpica da lista dos 25 esportes essenciais para os Jogos de 2020 não caiu bem entre os dirigentes da Federação Internacional de Lutas Associadas (Fila).

Em comunicado oficial, a entidade classificou como uma "aberração" a decisão da comissão executiva do COI de tirar a modalidade do grupo de esportes com presença garantida na Olimpíada de 2020, destacando que a luta foi um dos esportes fundadores dos Jogos.

Com a recomendação do COI, a luta terá agora que disputar uma única vaga na Olimpíada de 2020 com beisebol, softbol, karatê, squash, patinação, escalada, wakeboard e wushu (arte marcial de origem chinesa).

A decisão final sobre qual modalidade entrará no programa olímpico para 2020 sai em setembro, na assembleia geral do COI em Buenos Aires (ARG).

Confira abaixo o comunicado da Fila na íntegra

A Federação Internacional de Lutas Associadas (Fila) ficou bastante espantada com a recomendação de hoje da comissão executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não manter a luta livre entre os 25 esportes essenciais dos Jogos Olímpicos de 2020. A Fila irá tomar todas as medidas necessárias para convencer os membros da comissão executiva e demais integrantes do COI da aberração dessa decisão contra um dos esportes fundadores dos Jogos Olímpicos antigos e modernos. A Fila sempre cumpriu os regulamentos do COI e é representada em 180 países, sendo o wrestling o esporte nacional em uma boa quantidade deles e a única possibilidade para os atletas para representar seu país na Olimpíada, contribuindo assim para a sua universalidade.

Os secretários da Fila vão se reunir em Phuket (TAI) nos dias 16 e 17 de fevereiro para discutir essa questão, tendo em vista a apresentação da modalidade perante a comissão executiva do COI em maio, em São Petersburgo (RUS).

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade