PUBLICIDADE

Federer quebra série de vitórias de Djokovic e vai à final

11 out 2014 - 11h20
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de 28 vitórias consecutivas, Novak Djokovic foi derrotado na China. Além de não conseguir manter sua hegemonia, o sérvio perdeu a chance de conquistar o tricampeonato do Masters 1000 de Xangai ao ser derrotado por Roger Federer, que se classificou à final ao aplicar um duplo 6/4, após 1h36, neste sábado.

Campeão do ATP 500 de Pequim no último final de semana, Djokovic buscava o sexto título da temporada. Derrotado, ele também perdeu a chance de igualar o retrospecto de confrontos entre os dois tenistas. Com o resultado, ele acumulou sua 19ª derrota em 36 jogos realizados.

O resultado confirma a boa fase de Federer. Além de aumentar sua vantagem no histórico, ele passou a ser quem mais venceu o duelo entre os dois no ano, com três triunfos e duas derrotas. A vitória também faz com que ele chegue à quinta final dos últimos seis torneios disputados.

Djokovic é eliminado e segue instável na temporada
Djokovic é eliminado e segue instável na temporada
Foto: Aly Song / Reuters

Classificado para a decisão, Federer terá pela frente o francês Gilles Simon, que venceu o espanhol Feliciano Lopez em dois sets, com placar final de 6/2 e 7/6 (7-1). O suíço enfrentou o futuro adversário em seis ocasiões. Depois de perder os dois primeiros confrontos, disputados em 2008, ele venceu quatro vezes consecutivas.

Favorito, o suíço espera conquistar o 81º título de sua carreira para fechar a semana com chave de ouro. Mesmo sem o triunfo, o tenista já tem motivos para comemorar, já que voltará a ser o número 2 do mundo com a atualização do ranking na próxima segunda-feira.

Assim como durante todo o torneio, Federer manteve o ótimo desempenho nos serviços. Com bons saques, ele se manteve seguro e pôde arriscar para ser agressivo nas devoluções. Depois de um início equilibrado, o suíço conseguiu uma quebra com facilidade no quinto game. No ponto seguinte, ele ainda defendeu um break-point antes de estabelecer o domínio e fechar a parcial.

No segundo set, Federer conseguiu ficar à frente no placar ao conseguir uma quebra logo no primeiro game. Ainda sem ter o saque ameaçado, ele perdeu quatro chances de quebra no quinto game e perdeu a chance de acabar o jogo mais cedo ao desperdiçar dois match points, que coincidentemente seriam break-points. No entanto, ele não sentiu falta do ponto perdido e fechou o jogo logo no game seguinte.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade