PUBLICIDADE

Federer vence e coloca Suíça na final da Davis após 22 anos

14 set 2014 - 11h11
(atualizado às 11h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Foram longos 22 anos de ausência, mas enfim a Suíça voltou à final da Copa Davis. Na manhã deste domingo, em Genebra, o número 3 do mundo Roger Federer atropelou o italiano Fabio Fognini (17º), por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 7/6 (7/4), em uma hora e 59 minutos de partida.

Com o resultado, a Suíça faz 3 a 0 na Itália e já não pode mais ser ultrapassada na melhor de cinco confrontos. No primeiro embate, Federer venceu em sets diretos Simone Bolelli (76º). Depois foi a vez de Stanislas Wawrinka (4º) fazer 3 sets a 0 em Fognini. No sábado, os italianos ganharam sobrevida, quando a dupla Fognini/Bolelli superou a parceria Chiudinelli/Wawrinka por 3 sets a 2.

Federer é carregado por companheiros; vitória e classificação
Federer é carregado por companheiros; vitória e classificação
Foto: Pierre Albouy / Reuters

Só que a missão de Fognini para este domingo era quase impossível. Vivendo ótimo momento, Federer foi superior em todos os aspectos. Ele efetuou 11 aces, contra apenas dois do italiano. Conseguiu um aproveitamento de 33% (3/9) quando teve a oportunidade do break point e não deixou o adversário quebrar o seu serviço sequer uma vez (0/5).

O suíço ainda subiu 18 vezes à rede, conquistando 10 pontos, contra sete de Fognini. E errou menos também, com 41 erros não forçados frente aos 48 do italiano.

Posto isso, a Suíça e Roger Federer vão em busca do primeiro título na Davis. Em 1992, os Estados Unidos estragaram a festa. O adversário da vez será a França, que no último sábado venceu o jogo das duplas e superou a República Checa na outra semifinal.

A decisão está marcada entre os dias 21 e 23 de novembro, na França, já que na última vez que as duas equipes se enfrentaram pela competição, em 2004, o confronto ocorreu em Prilli, na Suíça. Naquela ocasião, os "azuis" venceram por 3 a 2.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade