PUBLICIDADE

Feijão luta, mas perde de Nadal e Brasil fica sem representantes

14 fev 2013 - 21h40
(atualizado em 15/2/2013 às 00h18)
Compartilhar

A partir das quartas de final, o Aberto do Brasil terá apenas competidores estrangeiros. Na noite desta quinta-feira, o espanhol Rafael Nadal, principal favorito ao título, eliminou o aguerrido João ‘Feijão’ Souza com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

Cabeça de chave número 5, Thomaz Bellucci perdeu do italiano Filippo Volandri no jogo anterior. Já Ricardo Mello, convidado pela organização, e Guilherme Clezar, que passou pelo quali, caíram logo na primeira rodada do torneio disputado no Ginásio do Ibirapuera.

Após sete meses de afastamento por lesão, Nadal voltou ao Circuito da ATP na semana passada e ficou com vice-campeonato de simples e duplas em Viña del Mar. Em busca do primeiro título desde Roland Garros-2012, o espanhol encara nas quartas o argentino Carlos Berlocq.

Nadal deveria ter disputado a segunda rodada da chave de duplas ao lado do argentino David Nalbandian na quarta-feira, mas decidiu desistir para priorizar a disputa de simples. Ele não esconde que ainda sente dores nos joelhos, o que não foi suficiente para impedir a eliminação de Feijão.

O Ginásio do Ibirapuera, com capacidade para receber aproximadamente 9 mil torcedores, lotou para ver a estreia de Nadal em simples - algumas pessoas acompanharam o duelo das escadas. Vindo do quali, Feijão não se intimidou diante do heptacampeão de Roland Garros e conseguiu algumas jogadas de efeito, como duas deixadinhas.

O brasileiro contou com o apoio de maior parte da torcida desde o começo. "Vamos quebrar, ele não morde!", gritou um espectador. Apesar dos incentivos, o brasileiro teve seu serviço rompido no quinto game e não conseguiu reagir. Ele e Nadal reclamaram dos flashes disparados pelos fãs nas arquibancadas localizadas nos fundos da quadra.

Antes do terceiro game do segundo set, o brasileiro pediu o apoio da torcida e levantou o ginásio, a ponto de juiz intervir para cessar os gritos de "Feijão". Ele chegou a ter o break-point, mas não conseguiu convertê-lo. Jogando de forma consistente, porém sem brilhar, Nadal quebrou o saque do rival no nono game e sacou para fechar em seguida.

Enquanto Thomaz Bellucci, principal jogador do Brasil, acabou vaiado por seus compatriotas e ainda ouviu aplausos para Filippo Volandri após sua eliminação, Feijão foi ovacionado pelos torcedores. Ele escutou o Ginásio do Ibirapuera lotado gritar seu nome e recebeu mais aplausos do que Nadal.

Se o Brasil não tem mais representantes na chave de simples, entre as duplas ainda há chances de título. Pelas quartas de final, Bellucci e Feijão enfrentam os italianos Fabio Fognini e Simone Bolleli. Já na semi, Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya pegam o argentino Horácio Zeballos e o também austríaco Oliver Marach.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade